Pular para o conteúdo principal

Oração e intimidade com o Pai

Ao conversar com seus discípulos em uma planície, o Senhor Jesus estava explicando sobre os valores do Reino de Deus, que ele veio trazer a terra, e no decorrer de sua mensagem ele ensina seus discípulos a orarem, porém a oração que Jesus ensina é diferente da oração que os fariseus demonstravam, não era uma expressão de badalação humana, mas de relacionamento familiar com o Pai .” E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa” ( Mt 6.5). Os fariseus tinham esse tipo de entendimento sobre a oração, expressar como atores (hipócritas) uma religiosidade e fé que era apenas para atrair a admiração dos homens, e a recompensa deles era essa, por isso não eram recompensados pelo Pai, porque tudo o que queriam era a admiração humana, suas orações não atraiam a Deus para uma conversa de Pai e filhos.

“6 Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará”.
          O que Jesus ensina na oração é nos posicionarmos como filhos, em casa e não em uma praça, no particular e não no público , ao Pai e não aos homens, pois não é um discurso, mas uma conversa de filho para Pai e do Pai para com seus filhos. Jesus não está condenando a oração em conjunto, ou a oração feita diante dos homens, mas expressando que a oração é o meio de entrarmos na presença do Pai, e não de atrairmos a admiração das pessoas por nossa religiosidade. Desde que criou o ser humano, Deus procurava comunhão com seus filhos , “8 E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia” (Gn 3.8), Deus sempre visitava o jardim e chamava seu filho e sua filha, mas quando o pecado veio o homem e sua mulher se esconderam de Deus. Porém hoje através de Jesus, do seu sacrifício na cruz e de seu nome, podemos nos apresentar novamente diante do Pai e nos encontrarmos com ele no jardim que é a oração: um antigo hino diz:
“” O jardim onde Cristo me espera
É lugar de delícia e paz.
A certeza de sua presença
Dá-me vida feliz eficaz.

Oh! Que lindo jardim, o jardim de oração

Onde Cristo me vem esperar;

Perto dele estarei e contente serei

De minha alma a seus pés derramar.
( Hinário Evanofegélico , 1ª Estrofe do hino 344)

 
         Cristo muitas vezes se retirou para os montes e lugares solitários para estar com o Pai, nesses lugares solitários ele manifesta sua presença para juntos entrarmos no jardim da presença do Pai, e esse jardim é a oração; o lugar onde nos encontramos intimamente com o Pai, como Adão e Eva, antes da queda costumavam receber sua visitação, hoje podemos recebe-la também.
“       E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos.   8 Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.”
( Mt 6.7 e 8) 

A oração é um momento de intimidade com o Pai, e nela  conhecemos seu grande amor, nela as expressões tem que sair do coração e não de repetições que nos foram religiosamente apresentadas, a oração é expressão de amor e não uma repetição, mais adiante entraremos na oração do Senhor ( Pai nosso) e vamos ver que ela não é uma repetição, mas  tem um sentido didático, de ensino, mas não uma formalidade que necessite ser repetida constantemente, se tornarmos essa oração em uma repetição, já de início perderemos sua essência de amor.  Jesus deixa isso claro no verso 8, e declara que antes de nós pedirmos qualquer coisa a Deus ele já conhece a nossa necessidade, pois todo pai verdadeiro e presente, percebe atentamente as necessidades de seus filhos, e nosso Pai celeste está apercebido de nossas necessidades também, porém ele espera que a necessidade nos atraia para o jardim da oração, onde ele ouvirá nossas vozes e atenderá nosso clamor, pois ama nossa aproximação dele.
Filipenses 4; versos 6 e 7  nos diz:” Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças;   7 e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.”

Quer receber paz? Entre em teu quarto, vá para um lugar secreto, fale com o Pai, e ele cuidará de tudo.
Seja filho amigo do Pai!

Comentários

Mais vistas da semana!

A Maravilhosa Presença de Deus ( 2a parte)

Confiança em Deus

  " Confiai nele, ó povo, em todos os tempos; derramai perante ele o vosso coração. Deus é o nosso refúgio".  Salmos 62:8      No salmo 62 verso 8 , o Espírito Santo através do escritor e rei  Davi, traz esse conselho maravilhoso. Davi sabia que a solução para a nação estava no fator CONFIANÇA.  Vamos destacar aqui dois ensinos: 1) Confiança em Deus -  "  Confiai nele, ó povo, em todos os tempos"   Não importa se o tempo   que passamos é difícil ou festivo, o que precisamos fazer é confiar em Deus em todos os momentos. Deus não nos deixou, ainda que hajam momentos difíceis, ele continua sendo nosso socorro, em quem podemos nos chegar em oração e experimentar seu agir sobrenatural. 2) Confiança em Deus - " derramai perante ele o vosso coração."    - Derramar o coração é  abrir-se por completo, entregar-se tudo a ele, sem reservas e sem medo, entendendo que diante dele, podemos até chorar, mas a alegria vem de manhã. Deus te abençoe. " Deus é o nosso re

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz | Hebreus 4.12

                             Foto: Pixabay    " Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." Hebreus 4:12 "Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente." Hebreus 13:8 Quando lemos a bíblia, precisamos compreender que ela apresenta fatos e não fábulas ,  que é a palavra de Deus ,  porém mostra Deus revelado e atuante na história e na vida de seu povo .  O que tenho presenciado nesses anos ,  é que tudo o que está na Bíblia é real e pode acontecer ,  porque o Deus da bíblia ainda é o mesmo ,  e ele não nos revelou simplesmente o que ele fez ,  afim vermos como algo passado ,  mas o que ele fez para podermos acessar suas manifestações no presente ,  e saber quem Ele é ,  e como ele é e age .   Deus procura relacionar-se amorosamente com sua criação .  Quando o procuramos em s

Receba força e perseverança nesse dia | Cantares 1.9

Às éguas dos carros de Faraó te comparo, ó amiga minha.  Cantares 1.9 O livro de Cantares mostra o relacionamento de Jesus com sua Igreja. Se analisarmos as características das éguas dos carros de Faraó, veremos alguns detalhes interessantes e perceberemos que Jesus está elogiando a sua Igreja. Essas éguas entravam nas lutas com intrepidez e força. Ainda que a carruagem do Faraó tombasse, elas não paravam, continuavam firmes e dispostas contra os adversários. Precisamos acordar para essa verdade. A igreja de Jesus está cheia do Espírito Santo e Ele é a nossa força. O cavalo é um animal que impõe respeito, muito mais você, que é a Igreja de Cristo. Quem te conduz em triunfo não é a tua força, mas Deus. Ele te faz ser uma Igreja gloriosa, cheia do seu poder e da sua autoridade. Acorde para a realidade de quem você é em Cristo.      Entenda que a Palavra de Deus está descrevendo quem você é agora que tem Cristo como teu Senhor e Salvador. Tenha a mesma disposição perseverante dessas éguas

Sustentados pelo Amor | Cantares 2:5

  Sustentai-me com passas, confortai-me com maçãs, pois desfaleço de amor. Cantares 2:5 No relacionamento com o Amado Noivo, na Sala do banquete , a noiva seria sustentada e alimentada pelo amado. Quando nos relacionamos com Jesus, somos alvos do seu sustento espiritual, físico e emocional.   Todo o sustento que você precisa está no relacionamento com Ele. Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra. Isaías 1:19 Tenha um dia sustentado pelo amor de Jesus. Leia também: Jesus , a macieira ! Entre na Casa do Banquete | Cantares 2.4

Senhor, sei que Tu estás comigo nessa situação !

  "Eis que estou convosco todos os dias." Mateus 28.20 "Todos os dias" - nos dias de inverno, quando as alegrias fogem; nos dias sem sol, quando as nuvens voltam outra vez; e, mais uma vez, após a chuva; nos dias de enfermidade e dor; nos dias de tentação e perplexidade, tanto quanto nos dias em que o coração está repleto de gozo como os bosques acham-se repletos de canções na primavera. Não há dia em que o Senhor Jesus não esteja ao lado de seus santos. O amado e o amigo podem estar distantes, mas Ele caminha ao lado deles por entre as chamas; vadeia com eles os rios; coloca-se ao lado deles quando enfrentam o leão. Nunca conseguimos estar sozinhos. Sempre precisamos adicionar seus recursos aos nossos ao traçar nossos planos. F. B. Meyer

O Rei me introduziu nas suas recâmaras | Cantares 1.4

  Leva-me tu, correremos após ti. O rei me introduziu nas suas recâmaras. Em ti nos regozijaremos e nos alegraremos; do teu amor nos lembraremos, mais do que do vinho; os retos te amam. ( Cantares 1.4)  Logo estaremos na Sala do Banquete - isso fala do arrebatamento da igreja e também expressa o lugar de comunhão, onde nosso espírito pode adentrar através da adoração. Mas, o versículo acima, não está se referindo a este lugar, mas a estarmos hoje a sós com Deus.  Após o reconhecimento da Noiva de Cantares , onde ela percebeu pelo perfume e unção, quem era o seu noivo, ela é levada a comunhão para estar com ele. Nos tempos Bíblicos os noivos tinham o mesmo compromisso de um casamento, só poderia haver quebra do noivado no caso de infidelidade, durante um ano o casal se preparava para morar na mesma casa , constituindo família através do casamento.  A Noiva aqui , em Cantares figurando a igreja, é convidada a seguir o Noivo, simbolizando Jesus , e adentrar um lugar de plena comunhão com