Pular para o conteúdo principal

Com Deus tudo vai bem



Com Deus tudo vai bem
Com Deus tudo vai bem

“12   Presta-nos auxílio na angústia, pois vão é o socorro do homem. 13   Em Deus faremos proezas, porque ele mesmo calca aos pés os nossos adversários. “
Sl 108.12 e13

Introdução

      Alguns anos atrás, dois diferentes irmãos em diferentes momentos me falaram o seguinte: “ Quando alguém te perguntar:”Tudo bem?”, mesmo que a situação esteja difícil, responda: “Vai tudo bem”.”  Realmente se andamos com Deus, essa é uma grande verdade, pois a vitória do Senhor é certa.
O Salmo 108 é composto de um trecho do Salmo 57 e um trecho do Salmo 60. Na sua parte final ele contém mensagens de fé, esperança e vitória. É um Salmo escrito pelo rei Davi.Ele começa falando de um coração que está preparado, está firme – v 1 Firme está o meu coração, ó Deus! Cantarei e entoarei louvores de toda a minha alma " – e termina falando de vitória. Escolhemos para nossa reflexão o v 13 que aparece também no Salmo 60.12 nos oferece três ideias que podem nos dirigir em nossas vidas, cremos ser uma palavra do coração de Deus para nossas vidas.
Que idéias  vemos nesse versículo que nos mostram que com Deus tudo vai bem?

1ª idéia:  Intimidade com Deus – “Em Deus”
      Essas palavras em Deus nos dão a ideia de estarmos envolvidos por Deus, em um nível de relacionamento profundo e real com Deus.
Por que é necessário termos intimidade com Deus?
      Intimidade com Deus é necessário  para conhecer os seus caminhos, os seus planos, os seus propósitos, a sua vontade, o que ele quer  - Salmo 25.12: “Ao homem que teme ao SENHOR, ele o instruirá no caminho que deve escolher”

O que é preciso para termos intimidade com Deus?

      Intimidade com Deus requer estar em harmonia com Deus, em sintonia com Deus, no mesmo tom . - Amós 3.3.” .3  “ Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?”
         Intimidade com Deus exige de nós santidade – Deus é santo e aqueles que andam com Deus andam em santidade -  Gênesis 17.1.Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito.” 
         Intimidade com Deus envolve companheirismo, amizade – Enoque andou com Deus (Gênesis 5.21-24). “Enoque viveu sessenta e cinco anos e gerou a Metusalém. 22   Andou Enoque com Deus; e, depois que gerou a Metusalém, viveu trezentos anos; e teve filhos e filhas. 23   Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos. 24   Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.”

      O Senhor nos ajude a fim de que cultivemos esta intimidade com ele. Ele nos tomará pela mão, ele é o Divino Companheiro da jornada. Sua presença nos dará descanso. Nossa jornada será feliz, bem-sucedida, abençoada, estamos “em Deus”.


 2ª Idéia . Grandes realizações em Deus – “Faremos proezas”
Todos nós temos como objetivo para  nossas vidas grandes projetos, grandes realizações, grandes feitos. Temos sonhos lindos!
O Salmo 108.13 diz que “Faremos proezas”. A palavra “proeza” pode ser “façanha”. A Bíblia Viva diz: “Faremos coisas incríveis”. A Bíblia N.V.I. diz: “Conquistaremos a vitória”.
Quais são as coisas incríveis, qual a vitória, quais são as façanhas que você espera alcançar ou realizar em sua vida ?
William Caray- 1º missionário  conhecido na India tinha o seguinte lema: “Peça grandes coisas a Deus, espere grandes coisas de Deus, faça grandes coisas para Deus”. Deus nos desafia a pedir a ele grandes coisas (Jeremias 33.3). Como pessoa, como igreja devemos almejar fazer grandes coisas no futuro. Observemos o ensino de Isaías 32.8 – “Mas o nobre projeta coisas nobres e na sua nobreza perseverará”.
Esta palavra é forte: “Faremos proezas”. Nada de medo, timidez, pessimismo. Levantemo-nos e façamos proezas em nome de Jesus.
Cl 3 17 “  E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.”

 3ª idéia. Vitórias  em Deus – “, porque ele mesmo calca aos pés os nossos adversários.
Os nossos adversários são Satanás e seus Demônios.
Os inimigos sempre nos atacam. Eles são sutis, são insistentes, jogam duro e pesado, atacam sem parar. Nosso adversário vem para matar, roubar e destruir, eles querem nos derrotar.
Eles vêm de formas diferentes: o inimigo do orgulho, da confiança própria, do desânimo, dos prazeres da carne, da ansiedade, do ativismo, falta de tempo, vicio, das opressões, medos,  apego a Mamom, conformismo com o mundo, frieza espiritual.
        Não somos nós que vamos lutar com o inimigo, o texto bíblico é claro: “Ele mesmo,( Deus), calca aos pés os nossos inimigos”. É ele, não nós. Em nós não há força, é o nosso general que põe o inimigo debaixo dos nossos pés (Deuteronômio 3.22). “Não os temais, porque o Senhor, vosso Deus, é o que peleja por vós”.
1 Samuel 7.10: “Enquanto Samuel oferecia o holocausto, os filisteus chegaram à peleja contra Israel; mas trovejou o Senhor aquele dia com grande estampido sobre os filisteus e os aterrou de tal modo, que foram derrotados diante dos filhos de Israel”.
Jeremias 1.19: “Pelejarão contra ti, mas não prevalecerão; porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar”.
Romanos 16.20: “E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a satanás. A graça de nosso Senhor Jesus seja convosco”.
Nesta certeza podemos declarar as palavras de Davi no Salmo 18.37-39: “Persegui os meus inimigos, e os alcancei, e só voltei depois de haver dado cabo deles. Esmaguei-os a tal ponto, que não puderam levantar-se; caíram sob meus pés. Pois de força me cingiste para o combate e me submeteste os que se levantaram contra mim”.
       Graças a Deus, somos mais do que vencedores, quanto ao inimigo só nos resta resisti-lo sabendo que o Senhor dos Exércitos há de subjugá-lo debaixo dos nossos pés. “Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio do nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Coríntios 15.57).

Baseado em 
 Messias Anacleto Rosa
31.12.05


Comentários

Mais vistas da semana!

Começou a lavar os pés aos discípulos. João 13.5

  Começou a lavar os pés aos discípulos. João 13.5 Começou a lavar os pés aos discípulos. João 13.5 Esquecemos que Jesus Cristo está hoje, assentado no trono, exatamente como era ontem, quando percorreu os caminhos de nosso mundo. E quanto perdemos com esse esquecimento! O que era, isso Ele é. O que disse, isso Ele diz. Os evangelhos são meras amostras da vida que Ele continua vivendo; são folhas arrancadas do diário de sua existência imutável. Hoje, Ele está incumbindo-se de lavar os pés de seus discípulos,empoeirados por causa das viagens pelos desertos. Sim, aquele incidente fascinante está sendo cumprido em ti, meu amigo, basta que não recuses os humildes serviços de amor daquEle a quem chamamos Mestre e Senhor, e que ainda se cinge para nos servir. E precisamos dessa purificação incessante para nos mantermos corretos. Não é suficiente nos relembrarmos de certa hora no passado em que pela primeira vez nos ajoelhamos aos pés do Filho de Deus, pedindo perdão e ouvindo-o dizer:

Como é a vara de amendoeira da Bíblia ( Jr 1.11 e 12)

            EM FINS de janeiro ou começo de fevereiro, muitos terraços nas encostas das colinas de Israel sofrem uma transformação dramática. Acordando de seu sono invernal, as amendoeiras ficam cobertas de flores. Sendo uma das primeiras árvores a florir, essa árvore em geral se destaca. Suas flores brancas e rosa enfeitam a paisagem invernal, fazendo lembrar das palavras de Salomão em   Eclesiastes 12:5 . Ali ele compara os cabelos brancos da velhice à ‘amendoeira que carrega flores. Em vista da floração precoce da amendoeira, a palavra hebraica para amendoeira significa literalmente “aquele que desperta”. Assim, ela é usada na Bíblia em diversas ilustrações de peso. Por exemplo, o profeta Jeremias teve uma visão de uma vergôntea, ou ramo, de amendoeira. O que representava ela? “Mantenho-me alerta quanto à minha palavra, a fim de cumpri-la”, disse Jeová a Jeremias. ( Jeremias 1:11, 12 ) Naturalmente, DEUS nunca se cansa nem dorme. Mas essas palavras enfatizavam seu desejo de t

Mesmo em meio aos espinhos da vida, Jesus admira você.

Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales. Qual o lírio entre os espinhos, tal é a minha querida entre as donzelas. Cânticos 2:1,2      Eu sou a rosa de Sarom . Segundo a gramática e o contexto, é mais natural considerar este verso como uma declaração da noiva. … a noiva está confessando sua modéstia, declarando que se sente descolada no palácio. Ela é apenas uma flor do campo. … “Sarom” significa literalmente “um campo”, “uma planície”. O nome próprio se refere à planície marítima entre Jope e o Monte Carmelo.      Apesar da noiva declarar  sua simplicidade  , o noivo reconhece a beleza e particularidade de sua amada entre os espinhos, uma flor entre os espinhos.      Embora, estejamos inseridos em um mundo espinhento, onde somos rodeados por grandes lutas que nos ferem, ainda somos o alvo do amor de Jesus que nos enxerga em meio a esse contexto, nos ama, valoriza e admira. Você é a flor preciosa de Jesus, em meio ao mundo espinhento ele está observando e admirando você.

Modo de Vida Cristã

12   Agora, vos rogamos, irmãos, que acateis com apreço os que trabalham entre vós e os que vos presidem no Senhor e vos admoestam; 13   e que os tenhais com amor em máxima consideração, por causa do trabalho que realizam. Vivei em paz uns com os outros. 14   Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos. 15   Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal; pelo contrário, segui sempre o bem entre vós e para com todos. 16   Regozijai-vos sempre. 17   Orai sem cessar. 18   Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. 19   Não apagueis o Espírito. 20   Não desprezeis as profecias; 21   julgai todas as coisas, retende o que é bom; 22   abstende-vos de toda forma de mal. 23   O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus

Frases

  O mar se elevava e engrossava cada vez mais. Jonas 1.11 Pecado na alma é como Jonas no navio: transforma a mais calma das águas em mar tempestuoso.

O Deus vivo - George Muller

O Deus vivo . Daniel 6:20  Quantas vezes encontramos semelhante expressão nas Escrituras, e mesmo assim costumamos esquecê-la! Sabemos que "o Deus vivo" realmente existe. Em nossa vida, porém, não o demonstramos. Ele é hoje tudo o que era há três ou quatro mil anos. Ele possui o mesmo poder soberano, conserva o mesmo amor salvador que sempre teve em relação aos que o amam e o servem. E fará hoje por nós o que fez há duzentos, trezentos ou quatrocentos anos, simplesmente porque Ele é o Deus vivo e imutável. Confiemos nEle em nossos momentos mais sombrios. Jamais percamos de vista o fato de que Ele ainda é e sempre será O DEUS VIVO! George Mueller

Como o unguento derramado o é o teu nome | Cantares 1.3

  3  Suave  é  o aroma dos teus unguentos,   como o  unguento derramado o teu nome  é ;  por isso as virgens te amam. Unguento é um óleo perfumado . Muito característico dos perfumes de Israel . Outra versão traduz da seguinte forma: " A fragrância dos seus perfumes é suave; o seu nome é como perfume derramado. Não é à toa que as jovens o amam!" (NVI) Nos tempos Bíblicos ,as pessoas costumavam banhar-se e logo após passar óleos perfumados em sua pele,  perfumes selecionados, delicadamente aromatizados com bálsamo, canela, cardamo, mel, mirra, olíbano e substâncias semelhantes. Essa jovem donzela, a Noiva de Cantares, que representa a igreja, percebe em seu Amado, que apesar de estar com ela como um camponês , pastor de ovelhas, por debaixo de sua roupa de pastor estava uma pele perfumada e macia, ela sentia o perfume de um Rei, por baixo de uma roupa de pastor e declara: " Suave  é  o aroma dos teus unguentos," havia nos perfumes de seu amado, um Rei disfarçado de p