Pular para o conteúdo principal

Modo de Vida Cristã




12   Agora, vos rogamos, irmãos, que acateis com apreço os que trabalham entre vós e os que vos presidem no Senhor e vos admoestam; 13   e que os tenhais com amor em máxima consideração, por causa do trabalho que realizam. Vivei em paz uns com os outros. 14   Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos. 15   Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal; pelo contrário, segui sempre o bem entre vós e para com todos. 16   Regozijai-vos sempre.
17   Orai sem cessar. 18   Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
19   Não apagueis o Espírito.
20   Não desprezeis as profecias;
21   julgai todas as coisas, retende o que é bom;
22   abstende-vos de toda forma de mal.
23   O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
24   Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.
25   Irmãos, orai por nós.      26   Saudai todos os irmãos com ósculo santo. 27   Conjuro-vos, pelo Senhor, que esta epístola seja lida a todos os irmãos. 28   A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. (1 Tessalonicenses 5.12-28)
        
         As pessoas optam por estilos de vida, modos de viver mais variados possíveis. Há pessoas que tem um modo de vida corrido, agitado, em cidades grandes, com muitas coisas para fazer, onde não se tem tempo nem para a família , outros adotam um modo mais calmo, mais familiar,  raro nesses dias, onde se pode desfrutar ainda da presença dos familiares a sua volta. Outros têm um estilo de viver, onde busca-se apenas o interesse pessoal , não importando-se com o bem estar da família, os valores familiares, enfim o que interessa para muitas pessoas é o seu prazer e o seu bem estar.
         Porém como deve ser o modo de vida de um cristão? Como deve se comportar, agir, pensar se relacionar?
         Viver nesse mundo é um desafio, e conservar nossa integridade até nos encontrarmos com o Senhor, sendo fiéis até a morte é o desafio que todo cristão tem pela frente.
         Paulo termina a carta aos tessalonicenses de forma concisa, clara e objetiva, trazendo-nos importantes mensagens, que nos orientam a respeito da maneira como devemos viver nessa terra, com integridade esperando a vinda do Senhor Jesus: v. 23: ” O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. “ Nesses versículos Paulo está falando sobre o estilo de vida do cristão.


Qual é o modo de vida do cristão?
1- Viver amando uns aos outros (v.14 e15)

"Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos. 15   Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal; pelo contrário, segui sempre o bem entre vós e para com todos."
1 Jo 4.v7:   Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.”
         O mandamento bíblico é esse, “amemo-nos uns aos outros”. E Paulo deixa claro como esse amor é expresso ao escrever para os Tessalonicenses; que atitudes, no nosso modo de vida irão revelar que vivemos amando uns aos outros?
Vejamos as seguintes atitudes:
    14   Exortamo-vos, também, irmãos, a que :
  admoesteis os insubmissos, - corrigir quem está sendo insubmisso é revelar amor, para que essa pessoa retorne ao caminho da bênção de Deus, vamos começar em casa, corrigindo nossos filhos para andarem no caminho de Deus.
 consoleis os desanimados, - usarmos de palavras de alegria, incentivo, bom ânimo.
 ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos. – paciência com a imaturidade e os erros do irmão.
  Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal; pelo contrário, ( o mal sendo retribuído com o bem – sempre pague o mal com o bem). segui sempre o bem entre vós e para com todos.
         As vezes esperamos que outros comecem a agir dessa forma, mas na verdade isso deve começar em nós mesmos, devemos ser os primeiros a tomar essas atitudes.
         No modo de vida do cristão, deve-se viver amando uns aos outros.
Qual é o modo de vida do cristão?
2)Viver constantes no Senhor (16-18)
16   Regozijai-vos sempre.
17   Orai sem cessar. 18   Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. “Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.”NVI

As palavras: “sempre”, “sem cessar” e “ em tudo” ou “em todas as circunstâncias” – nos trazem a idéia de uma constante vida de comunhão com o Senhor. Onde não deve haver altos e baixos, onde não pode existir fervor, seguido de frieza,  mas sim fervor espiritual em todos os momentos. Regozijo ( alegria), oração e ações de graças constantes. Independente do momento, ou das circunstâncias, essa deve ser a nossa atitude.
         O Cristão não pode ser um crente devoto, fervoroso hoje, e amanhã ser uma pessoa que não mantém a mesma atitude. Não deve haver variação no modo de vida do cristão. Se houver alguma variação, só pode ser pra melhor, pra uma vida de mais intimidade com o Senhor Jesus.
         Às vezes, nós nos deparamos com fases de desânimo, de frieza , de falta de fé, fases de falta de oração , mas nossa vida não deve ser baseada em fases. Mas sim em perseverança e constância.
3)Viver sensíveis ao Espírito Santo (19-22)
19   Não apagueis o Espírito.20   Não desprezeis as profecias;21   julgai todas as coisas, retende o que é bom;22   abstende-vos de toda forma de mal.
  
         Paulo passa a falar agora sobre a obra do Espírito Santo no modo de vida cristã.
         O espírito Santo não deve ser apagado em nossas vidas, não devemos desprezar o que o Espírito Santo diz, através de seus profetas , devemos pela ação do espírito julgar os acontecimentos e ensinos acolhendo o que é bom, e nos afastando de toda a forma de mal. Isso é a obra do Espírito Santo
         Jo 16.7-11
Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. 8   Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: 9   do pecado, porque não crêem em mim;10   da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; 11   do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.

         O Espírito Santo, convence-nos do pecado, ele é o testemunho de dentro de nós. E não podemos desprezar sua orientação. Quando ele nos faz perceber que estamos andando em caminhos errados, precisamos obedecer a voz suave e mansa do Espírito Santo que fala aos nossos corações.
         Essa percepção se dá no sentimento, no coração - se algo nos acusa, algo nos incomoda, ou simplesmente não nos sentimos tranquilos – é o sinal de ALERTA do Espírito Santo, que está nos chamando atenção.
         Durante o dia, ouvimos muitas vozes, muitas orientações, muitas opiniões. Mas, devemos estar com os ouvidos  atentos a orientação do Espírito Santo. O que ele tem falado pra você. Tenha atenção e obedeça.


4) Viver esperando a volta de Jesus (23,24)
23   O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
24   Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.

         Paulo , pede a Deus que santifique e conserve a igreja até  o grande acontecimento da história que é a vinda do Senhor Jesus. Paulo não tirava os olhos da vinda de Jesus.
O cristão deve viver esperando o retorno do Senhor Jesus, sempre na expectativa de que ele voltará em breve.
 Os sinais dos tempos que vivemos, indicam o retorno de Cristo para buscar sua igreja e  o começo da grande tribulação, as guerras em Israel são um desses sinais. Mas, muitas vezes, vivemos despreocupadamente, e não nos envolvemos mais firmemente com DEUS, pois achamos que o arrebatamento da igreja está muito longe.
         Como manifestamos esta espera pelo  Senhor Jesus? Paulo traz três palavras no texto: santidade ,integridade irrepreensibilidade. Ou seja, devemos nos apresentar diante de Deus, como obreiros que não tem do que se envergonhar. Quando o Senhor Jesus voltar, nossa conduta deve ser aprovada por ele.
Conclusão
         Como deve ser o modo de vida de um cristão? Como deve se comportar, agir, pensar se relacionar?
         Paulo termina a carta aos tessalonicenses de forma concisa, clara e objetiva, trazendo-nos importantes mensagens, que nos orientam a respeito da maneira como devemos viver nessa terra, com integridade esperando a vinda do Senhor Jesus.
Modo de Vida Cristã
Qual é o modo de vida do cristão?
1)     Viver amando uns aos outros (v.14 e15)
2)    Viver constantes no Senhor (16-18)
3)    Viver sensíveis ao Espírito Santo (19-22)
4)    Viver esperando a volta de Jesus (23,24)
Santidade, integridade e sendo irrepreensíveis!
Amém

Comentários

Mais vistas da semana!

A Maravilhosa Presença de Deus ( 2a parte)

Confiança em Deus

  " Confiai nele, ó povo, em todos os tempos; derramai perante ele o vosso coração. Deus é o nosso refúgio".  Salmos 62:8      No salmo 62 verso 8 , o Espírito Santo através do escritor e rei  Davi, traz esse conselho maravilhoso. Davi sabia que a solução para a nação estava no fator CONFIANÇA.  Vamos destacar aqui dois ensinos: 1) Confiança em Deus -  "  Confiai nele, ó povo, em todos os tempos"   Não importa se o tempo   que passamos é difícil ou festivo, o que precisamos fazer é confiar em Deus em todos os momentos. Deus não nos deixou, ainda que hajam momentos difíceis, ele continua sendo nosso socorro, em quem podemos nos chegar em oração e experimentar seu agir sobrenatural. 2) Confiança em Deus - " derramai perante ele o vosso coração."    - Derramar o coração é  abrir-se por completo, entregar-se tudo a ele, sem reservas e sem medo, entendendo que diante dele, podemos até chorar, mas a alegria vem de manhã. Deus te abençoe. " Deus é o nosso re

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz | Hebreus 4.12

                             Foto: Pixabay    " Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." Hebreus 4:12 "Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente." Hebreus 13:8 Quando lemos a bíblia, precisamos compreender que ela apresenta fatos e não fábulas ,  que é a palavra de Deus ,  porém mostra Deus revelado e atuante na história e na vida de seu povo .  O que tenho presenciado nesses anos ,  é que tudo o que está na Bíblia é real e pode acontecer ,  porque o Deus da bíblia ainda é o mesmo ,  e ele não nos revelou simplesmente o que ele fez ,  afim vermos como algo passado ,  mas o que ele fez para podermos acessar suas manifestações no presente ,  e saber quem Ele é ,  e como ele é e age .   Deus procura relacionar-se amorosamente com sua criação .  Quando o procuramos em s

Receba força e perseverança nesse dia | Cantares 1.9

Às éguas dos carros de Faraó te comparo, ó amiga minha.  Cantares 1.9 O livro de Cantares mostra o relacionamento de Jesus com sua Igreja. Se analisarmos as características das éguas dos carros de Faraó, veremos alguns detalhes interessantes e perceberemos que Jesus está elogiando a sua Igreja. Essas éguas entravam nas lutas com intrepidez e força. Ainda que a carruagem do Faraó tombasse, elas não paravam, continuavam firmes e dispostas contra os adversários. Precisamos acordar para essa verdade. A igreja de Jesus está cheia do Espírito Santo e Ele é a nossa força. O cavalo é um animal que impõe respeito, muito mais você, que é a Igreja de Cristo. Quem te conduz em triunfo não é a tua força, mas Deus. Ele te faz ser uma Igreja gloriosa, cheia do seu poder e da sua autoridade. Acorde para a realidade de quem você é em Cristo.      Entenda que a Palavra de Deus está descrevendo quem você é agora que tem Cristo como teu Senhor e Salvador. Tenha a mesma disposição perseverante dessas éguas

Sustentados pelo Amor | Cantares 2:5

  Sustentai-me com passas, confortai-me com maçãs, pois desfaleço de amor. Cantares 2:5 No relacionamento com o Amado Noivo, na Sala do banquete , a noiva seria sustentada e alimentada pelo amado. Quando nos relacionamos com Jesus, somos alvos do seu sustento espiritual, físico e emocional.   Todo o sustento que você precisa está no relacionamento com Ele. Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra. Isaías 1:19 Tenha um dia sustentado pelo amor de Jesus. Leia também: Jesus , a macieira ! Entre na Casa do Banquete | Cantares 2.4

Comunhão com Deus, o valor da oração!

Comunhão com Deus, o valor da oração! 37 Voltando, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Simão, tu dormes? Não pudeste vigiar nem uma hora? 38 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. 39 Retirando-se de novo, orou repetindo as mesmas palavras. Marcos 14:37-39 Diante da prova que estava por vir, a prisão e crucificação de Jesus, Jesus pediu para seus discípulos se colocarem em oração, preparando-os para as provas que aconteceriam, assim, ele se retirou e levou consigo Pedro, Tiago e João para orar; depois afastou-se um pouco dos três e foi orar sozinho. Depois voltou e achou-os dormindo, e repreendeu-os  por não  poderem orar nem sequer uma hora com ele. Interessante é notarmos que mesmo Jesus sendo Deus e homem, colocou-se numa posição de dependência da oração. Ele se pôs dependente do Pai celestial. E notamos que os discípulos Pedro, Tiago e João não sentiam a mesma dependência e  se deixaram ser

Senhor, sei que Tu estás comigo nessa situação !

  "Eis que estou convosco todos os dias." Mateus 28.20 "Todos os dias" - nos dias de inverno, quando as alegrias fogem; nos dias sem sol, quando as nuvens voltam outra vez; e, mais uma vez, após a chuva; nos dias de enfermidade e dor; nos dias de tentação e perplexidade, tanto quanto nos dias em que o coração está repleto de gozo como os bosques acham-se repletos de canções na primavera. Não há dia em que o Senhor Jesus não esteja ao lado de seus santos. O amado e o amigo podem estar distantes, mas Ele caminha ao lado deles por entre as chamas; vadeia com eles os rios; coloca-se ao lado deles quando enfrentam o leão. Nunca conseguimos estar sozinhos. Sempre precisamos adicionar seus recursos aos nossos ao traçar nossos planos. F. B. Meyer