Pular para o conteúdo principal

Modo de Vida Cristã




12   Agora, vos rogamos, irmãos, que acateis com apreço os que trabalham entre vós e os que vos presidem no Senhor e vos admoestam; 13   e que os tenhais com amor em máxima consideração, por causa do trabalho que realizam. Vivei em paz uns com os outros. 14   Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos. 15   Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal; pelo contrário, segui sempre o bem entre vós e para com todos. 16   Regozijai-vos sempre.
17   Orai sem cessar. 18   Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
19   Não apagueis o Espírito.
20   Não desprezeis as profecias;
21   julgai todas as coisas, retende o que é bom;
22   abstende-vos de toda forma de mal.
23   O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
24   Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.
25   Irmãos, orai por nós.      26   Saudai todos os irmãos com ósculo santo. 27   Conjuro-vos, pelo Senhor, que esta epístola seja lida a todos os irmãos. 28   A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. (1 Tessalonicenses 5.12-28)
        
         As pessoas optam por estilos de vida, modos de viver mais variados possíveis. Há pessoas que tem um modo de vida corrido, agitado, em cidades grandes, com muitas coisas para fazer, onde não se tem tempo nem para a família , outros adotam um modo mais calmo, mais familiar,  raro nesses dias, onde se pode desfrutar ainda da presença dos familiares a sua volta. Outros têm um estilo de viver, onde busca-se apenas o interesse pessoal , não importando-se com o bem estar da família, os valores familiares, enfim o que interessa para muitas pessoas é o seu prazer e o seu bem estar.
         Porém como deve ser o modo de vida de um cristão? Como deve se comportar, agir, pensar se relacionar?
         Viver nesse mundo é um desafio, e conservar nossa integridade até nos encontrarmos com o Senhor, sendo fiéis até a morte é o desafio que todo cristão tem pela frente.
         Paulo termina a carta aos tessalonicenses de forma concisa, clara e objetiva, trazendo-nos importantes mensagens, que nos orientam a respeito da maneira como devemos viver nessa terra, com integridade esperando a vinda do Senhor Jesus: v. 23: ” O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. “ Nesses versículos Paulo está falando sobre o estilo de vida do cristão.


Qual é o modo de vida do cristão?
1- Viver amando uns aos outros (v.14 e15)

"Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos. 15   Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal; pelo contrário, segui sempre o bem entre vós e para com todos."
1 Jo 4.v7:   Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.”
         O mandamento bíblico é esse, “amemo-nos uns aos outros”. E Paulo deixa claro como esse amor é expresso ao escrever para os Tessalonicenses; que atitudes, no nosso modo de vida irão revelar que vivemos amando uns aos outros?
Vejamos as seguintes atitudes:
    14   Exortamo-vos, também, irmãos, a que :
  admoesteis os insubmissos, - corrigir quem está sendo insubmisso é revelar amor, para que essa pessoa retorne ao caminho da bênção de Deus, vamos começar em casa, corrigindo nossos filhos para andarem no caminho de Deus.
 consoleis os desanimados, - usarmos de palavras de alegria, incentivo, bom ânimo.
 ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos. – paciência com a imaturidade e os erros do irmão.
  Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal; pelo contrário, ( o mal sendo retribuído com o bem – sempre pague o mal com o bem). segui sempre o bem entre vós e para com todos.
         As vezes esperamos que outros comecem a agir dessa forma, mas na verdade isso deve começar em nós mesmos, devemos ser os primeiros a tomar essas atitudes.
         No modo de vida do cristão, deve-se viver amando uns aos outros.
Qual é o modo de vida do cristão?
2)Viver constantes no Senhor (16-18)
16   Regozijai-vos sempre.
17   Orai sem cessar. 18   Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. “Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.”NVI

As palavras: “sempre”, “sem cessar” e “ em tudo” ou “em todas as circunstâncias” – nos trazem a idéia de uma constante vida de comunhão com o Senhor. Onde não deve haver altos e baixos, onde não pode existir fervor, seguido de frieza,  mas sim fervor espiritual em todos os momentos. Regozijo ( alegria), oração e ações de graças constantes. Independente do momento, ou das circunstâncias, essa deve ser a nossa atitude.
         O Cristão não pode ser um crente devoto, fervoroso hoje, e amanhã ser uma pessoa que não mantém a mesma atitude. Não deve haver variação no modo de vida do cristão. Se houver alguma variação, só pode ser pra melhor, pra uma vida de mais intimidade com o Senhor Jesus.
         Às vezes, nós nos deparamos com fases de desânimo, de frieza , de falta de fé, fases de falta de oração , mas nossa vida não deve ser baseada em fases. Mas sim em perseverança e constância.
3)Viver sensíveis ao Espírito Santo (19-22)
19   Não apagueis o Espírito.20   Não desprezeis as profecias;21   julgai todas as coisas, retende o que é bom;22   abstende-vos de toda forma de mal.
  
         Paulo passa a falar agora sobre a obra do Espírito Santo no modo de vida cristã.
         O espírito Santo não deve ser apagado em nossas vidas, não devemos desprezar o que o Espírito Santo diz, através de seus profetas , devemos pela ação do espírito julgar os acontecimentos e ensinos acolhendo o que é bom, e nos afastando de toda a forma de mal. Isso é a obra do Espírito Santo
         Jo 16.7-11
Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. 8   Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: 9   do pecado, porque não crêem em mim;10   da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; 11   do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.

         O Espírito Santo, convence-nos do pecado, ele é o testemunho de dentro de nós. E não podemos desprezar sua orientação. Quando ele nos faz perceber que estamos andando em caminhos errados, precisamos obedecer a voz suave e mansa do Espírito Santo que fala aos nossos corações.
         Essa percepção se dá no sentimento, no coração - se algo nos acusa, algo nos incomoda, ou simplesmente não nos sentimos tranquilos – é o sinal de ALERTA do Espírito Santo, que está nos chamando atenção.
         Durante o dia, ouvimos muitas vozes, muitas orientações, muitas opiniões. Mas, devemos estar com os ouvidos  atentos a orientação do Espírito Santo. O que ele tem falado pra você. Tenha atenção e obedeça.


4) Viver esperando a volta de Jesus (23,24)
23   O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
24   Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.

         Paulo , pede a Deus que santifique e conserve a igreja até  o grande acontecimento da história que é a vinda do Senhor Jesus. Paulo não tirava os olhos da vinda de Jesus.
O cristão deve viver esperando o retorno do Senhor Jesus, sempre na expectativa de que ele voltará em breve.
 Os sinais dos tempos que vivemos, indicam o retorno de Cristo para buscar sua igreja e  o começo da grande tribulação, as guerras em Israel são um desses sinais. Mas, muitas vezes, vivemos despreocupadamente, e não nos envolvemos mais firmemente com DEUS, pois achamos que o arrebatamento da igreja está muito longe.
         Como manifestamos esta espera pelo  Senhor Jesus? Paulo traz três palavras no texto: santidade ,integridade irrepreensibilidade. Ou seja, devemos nos apresentar diante de Deus, como obreiros que não tem do que se envergonhar. Quando o Senhor Jesus voltar, nossa conduta deve ser aprovada por ele.
Conclusão
         Como deve ser o modo de vida de um cristão? Como deve se comportar, agir, pensar se relacionar?
         Paulo termina a carta aos tessalonicenses de forma concisa, clara e objetiva, trazendo-nos importantes mensagens, que nos orientam a respeito da maneira como devemos viver nessa terra, com integridade esperando a vinda do Senhor Jesus.
Modo de Vida Cristã
Qual é o modo de vida do cristão?
1)     Viver amando uns aos outros (v.14 e15)
2)    Viver constantes no Senhor (16-18)
3)    Viver sensíveis ao Espírito Santo (19-22)
4)    Viver esperando a volta de Jesus (23,24)
Santidade, integridade e sendo irrepreensíveis!
Amém

Comentários

Mais vistas da semana!

Ana orou ao Senhor

Ela [Ana]., orou ao Senhor, e chorou abundantemente... no seu coração falava. 1 Samuel 1.10,13 Para um verdadeiro trabalho junto ao propiciatório, dá-me uma oração simples, uma oração que brote do fundo do coração, não porque eu a tenha inventado, mas porque o Espírito Santo, a colocou ali, dando-lhe uma tal vitalidade que eu não possa deixar de pronunciá-la. Mesmo que suas palavras sejam quebradas, e as frases, desconexas, se os seus desejos forem sinceros, se forem como carvão de zimbro, queimando com uma chama impetuosa, Deus não se importará com a forma como são expressos. Se você não tem palavras, talvez seja melhor orar sem elas. Há orações que derrotam as palavras: são pesadas demais, e nenhuma língua humana consegue carregar. Spurgeon

Generosidade

GENEROSIDADE MESMO NA POBREZA*  “… e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade.” 2 Coríntios 8.2 O imperador Cláudio governou o império romano nos idos de 41 a 54 a.C.  No seu governo houve uma grande fome mundial e os judeus foram expulsos de Roma (At 18.2).  Muitos voltaram para a Judeia sem terras, sem casa e sem provisão.  Então, o apóstolo Paulo levantou uma oferta entre as igrejas gentílicas da Galácia, Macedônia, Acaia e Ásia Menor para socorrer os crentes pobres da Judeia. Os crentes da Macedônia, mesmo castigados por profunda pobreza, demonstraram grande generosidade no socorro aos necessitados.  Não só ofertaram, mas ofertaram com alegria.  Não apenas com alegria, mas com generosidade.  Não deram apenas coisas, mas a si mesmos.  A generosidade não é o quanto de dinheiro temos nas mãos, mas o quanto de amor temos no coração.  A oferta não é um favor que fazemos a Deus e aos homens, mas uma graça de D...

Um homem chamado Jesus

"  Ele respondeu, e disse: O homem, chamado Jesus, fez lodo, e untou-me os olhos, e disse-me: Vai ao tanque de Siloé, e lava-te. Então fui, e lavei-me, e vi." ( Jo9.11) Jesus encontrou um cego que não tinha esperança diante dos homens e nem diante das suas perspectivas pessoais. Interessante que Jesus unta seus olhos com um barro produzido a partir de sua própria saliva e posteriormente o manda lavar seus olhos, a cura milagrosa acontece, o homem torna a ver e sua situação  é transformada. Tudo o que ele sabia que um homem chamado Jesus transformou sua realidade.  Não importa se você já perdeu toda a perspectiva. Como fez com o cego, o homem chamado Jesus vai ao seu encontro e cura sua visão a transforma sua realidade. Creia, descanse e o encontre nesse dia. Pr Welinton

Não tenha medo você está refugiado no amor de Deus

Refugiado O Senhor é o seu refúgio Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Salmos 91:1,2         Todos os dias somos bombardeados com notícias de conflitos, desastres naturais, doenças e novos tipos de vírus resistentes às vacinas e remédios. Também ouvimos falar de pessoas perdendo seus entes queridos em acidentes. Sim isso existe! Deus previu todas essas coisas e prometeu em Sua Palavra proteção contra todo mal conhecido pelo homem. Não existe armadilha armada pelo diabo de que nosso Pai não possa nos libertar, se confiarmos nele e O tomarmos como nosso refúgio. Essa é a Sua promessa no Salmo 91.       Seja um terremoto à meia-noite, um atirador louco, um vírus desconhecido ou um ataque terrorista, Deus diz: “Você não deve ter medo do terror durante a noite, nem da flecha que voa durante o dia, nem d...

Onde apascentas o teu rebanho ? Cantares 1:7

  Cantares 1:7  "Dize-me, ó tu, a quem ama a minha alma: onde apascentas o teu rebanho, onde o recolhes pelo meio-dia, pois por que razão seria eu como a que erra ao pé dos rebanhos de teus companheiros?" A noiva , amada do Rei, desejava saber onde estava o rebanho do seu Amado. Pois, conhecendo-o, buscava entre os rebanhos e pastores, encontra-lo . Mal entendia, que aquele pastor era o Rei. O versículo nos ensina, que o que realmente precisamos é encontrar o nosso Pastor e Rei depressa e não andarmos vagueando , procurando o pastoreio dos servos do pastor, mas do Amado que nos quer bem. Busque-o de todo o coração! João 10 .11 - Jesus disse: "Eu sou o bom pastor..."  Vamos buscá-lo apressadamente. Tenha um dia abençoado! 

Orando a palavra! Compartilhe

João 15.1 ao 9 Mensagem! Três razões porque precisamos permanecer em Cristo

   Deus te abençoe! Compartilhe essa mensagem!