Pular para o conteúdo principal

Modo de Vida Cristã




12   Agora, vos rogamos, irmãos, que acateis com apreço os que trabalham entre vós e os que vos presidem no Senhor e vos admoestam; 13   e que os tenhais com amor em máxima consideração, por causa do trabalho que realizam. Vivei em paz uns com os outros. 14   Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos. 15   Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal; pelo contrário, segui sempre o bem entre vós e para com todos. 16   Regozijai-vos sempre.
17   Orai sem cessar. 18   Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
19   Não apagueis o Espírito.
20   Não desprezeis as profecias;
21   julgai todas as coisas, retende o que é bom;
22   abstende-vos de toda forma de mal.
23   O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
24   Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.
25   Irmãos, orai por nós.      26   Saudai todos os irmãos com ósculo santo. 27   Conjuro-vos, pelo Senhor, que esta epístola seja lida a todos os irmãos. 28   A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. (1 Tessalonicenses 5.12-28)
        
         As pessoas optam por estilos de vida, modos de viver mais variados possíveis. Há pessoas que tem um modo de vida corrido, agitado, em cidades grandes, com muitas coisas para fazer, onde não se tem tempo nem para a família , outros adotam um modo mais calmo, mais familiar,  raro nesses dias, onde se pode desfrutar ainda da presença dos familiares a sua volta. Outros têm um estilo de viver, onde busca-se apenas o interesse pessoal , não importando-se com o bem estar da família, os valores familiares, enfim o que interessa para muitas pessoas é o seu prazer e o seu bem estar.
         Porém como deve ser o modo de vida de um cristão? Como deve se comportar, agir, pensar se relacionar?
         Viver nesse mundo é um desafio, e conservar nossa integridade até nos encontrarmos com o Senhor, sendo fiéis até a morte é o desafio que todo cristão tem pela frente.
         Paulo termina a carta aos tessalonicenses de forma concisa, clara e objetiva, trazendo-nos importantes mensagens, que nos orientam a respeito da maneira como devemos viver nessa terra, com integridade esperando a vinda do Senhor Jesus: v. 23: ” O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. “ Nesses versículos Paulo está falando sobre o estilo de vida do cristão.


Qual é o modo de vida do cristão?
1- Viver amando uns aos outros (v.14 e15)

"Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos. 15   Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal; pelo contrário, segui sempre o bem entre vós e para com todos."
1 Jo 4.v7:   Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.”
         O mandamento bíblico é esse, “amemo-nos uns aos outros”. E Paulo deixa claro como esse amor é expresso ao escrever para os Tessalonicenses; que atitudes, no nosso modo de vida irão revelar que vivemos amando uns aos outros?
Vejamos as seguintes atitudes:
    14   Exortamo-vos, também, irmãos, a que :
  admoesteis os insubmissos, - corrigir quem está sendo insubmisso é revelar amor, para que essa pessoa retorne ao caminho da bênção de Deus, vamos começar em casa, corrigindo nossos filhos para andarem no caminho de Deus.
 consoleis os desanimados, - usarmos de palavras de alegria, incentivo, bom ânimo.
 ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos. – paciência com a imaturidade e os erros do irmão.
  Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal; pelo contrário, ( o mal sendo retribuído com o bem – sempre pague o mal com o bem). segui sempre o bem entre vós e para com todos.
         As vezes esperamos que outros comecem a agir dessa forma, mas na verdade isso deve começar em nós mesmos, devemos ser os primeiros a tomar essas atitudes.
         No modo de vida do cristão, deve-se viver amando uns aos outros.
Qual é o modo de vida do cristão?
2)Viver constantes no Senhor (16-18)
16   Regozijai-vos sempre.
17   Orai sem cessar. 18   Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. “Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.”NVI

As palavras: “sempre”, “sem cessar” e “ em tudo” ou “em todas as circunstâncias” – nos trazem a idéia de uma constante vida de comunhão com o Senhor. Onde não deve haver altos e baixos, onde não pode existir fervor, seguido de frieza,  mas sim fervor espiritual em todos os momentos. Regozijo ( alegria), oração e ações de graças constantes. Independente do momento, ou das circunstâncias, essa deve ser a nossa atitude.
         O Cristão não pode ser um crente devoto, fervoroso hoje, e amanhã ser uma pessoa que não mantém a mesma atitude. Não deve haver variação no modo de vida do cristão. Se houver alguma variação, só pode ser pra melhor, pra uma vida de mais intimidade com o Senhor Jesus.
         Às vezes, nós nos deparamos com fases de desânimo, de frieza , de falta de fé, fases de falta de oração , mas nossa vida não deve ser baseada em fases. Mas sim em perseverança e constância.
3)Viver sensíveis ao Espírito Santo (19-22)
19   Não apagueis o Espírito.20   Não desprezeis as profecias;21   julgai todas as coisas, retende o que é bom;22   abstende-vos de toda forma de mal.
  
         Paulo passa a falar agora sobre a obra do Espírito Santo no modo de vida cristã.
         O espírito Santo não deve ser apagado em nossas vidas, não devemos desprezar o que o Espírito Santo diz, através de seus profetas , devemos pela ação do espírito julgar os acontecimentos e ensinos acolhendo o que é bom, e nos afastando de toda a forma de mal. Isso é a obra do Espírito Santo
         Jo 16.7-11
Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. 8   Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: 9   do pecado, porque não crêem em mim;10   da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; 11   do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.

         O Espírito Santo, convence-nos do pecado, ele é o testemunho de dentro de nós. E não podemos desprezar sua orientação. Quando ele nos faz perceber que estamos andando em caminhos errados, precisamos obedecer a voz suave e mansa do Espírito Santo que fala aos nossos corações.
         Essa percepção se dá no sentimento, no coração - se algo nos acusa, algo nos incomoda, ou simplesmente não nos sentimos tranquilos – é o sinal de ALERTA do Espírito Santo, que está nos chamando atenção.
         Durante o dia, ouvimos muitas vozes, muitas orientações, muitas opiniões. Mas, devemos estar com os ouvidos  atentos a orientação do Espírito Santo. O que ele tem falado pra você. Tenha atenção e obedeça.


4) Viver esperando a volta de Jesus (23,24)
23   O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
24   Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.

         Paulo , pede a Deus que santifique e conserve a igreja até  o grande acontecimento da história que é a vinda do Senhor Jesus. Paulo não tirava os olhos da vinda de Jesus.
O cristão deve viver esperando o retorno do Senhor Jesus, sempre na expectativa de que ele voltará em breve.
 Os sinais dos tempos que vivemos, indicam o retorno de Cristo para buscar sua igreja e  o começo da grande tribulação, as guerras em Israel são um desses sinais. Mas, muitas vezes, vivemos despreocupadamente, e não nos envolvemos mais firmemente com DEUS, pois achamos que o arrebatamento da igreja está muito longe.
         Como manifestamos esta espera pelo  Senhor Jesus? Paulo traz três palavras no texto: santidade ,integridade irrepreensibilidade. Ou seja, devemos nos apresentar diante de Deus, como obreiros que não tem do que se envergonhar. Quando o Senhor Jesus voltar, nossa conduta deve ser aprovada por ele.
Conclusão
         Como deve ser o modo de vida de um cristão? Como deve se comportar, agir, pensar se relacionar?
         Paulo termina a carta aos tessalonicenses de forma concisa, clara e objetiva, trazendo-nos importantes mensagens, que nos orientam a respeito da maneira como devemos viver nessa terra, com integridade esperando a vinda do Senhor Jesus.
Modo de Vida Cristã
Qual é o modo de vida do cristão?
1)     Viver amando uns aos outros (v.14 e15)
2)    Viver constantes no Senhor (16-18)
3)    Viver sensíveis ao Espírito Santo (19-22)
4)    Viver esperando a volta de Jesus (23,24)
Santidade, integridade e sendo irrepreensíveis!
Amém

Comentários

Mais vistas da semana!

Jesus , a macieira ( Cantares 2.3)

  Qual a macieira entre as árvores do bosque, tal é o meu amado entre os filhos; desejo muito a sua sombra e debaixo dela me assento; e o seu fruto é doce ao meu paladar. ( Cantares 2.3)        O Amado em Cantares é uma figura de Jesus. É interessante que no Édem, haviam duas árvores que tinham uma importância espiritual: a árvore do conhecimento do bem e do mal e a árvore da vida. A do conhecimento do bem e do mal, Adão e Eva não deveriam comer para que honrassem a Deus com a decisão de serem fieis, mas da árvore da vida poderiam se alimentar, e a mesma é um tipo (representação) de Jesus. Quando Adão e Eva pecaram, foram privados de comer também da árvore da vida, essa mesma árvore estará no Lar Celestial. O Amado no texto de hoje é comparado à uma árvore frutífera, macieira, em meio às arvores não frutíferas. A Noiva Amada, poderia abrigar-se em seu amor e presença e desfrutar de sua sombra , bem como alimentar-se e sustentar-se através de seus ...

Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo. Tiago 5.16

  iago 5:17-18 NAA "Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou com fervor para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu. Depois, orou de novo, e então o céu deu chuva, e a terra produziu os seus frutos."   Deus nos presenteou com a oração, ela é o meio pelo qual nos relacionamos com o Deus que nos ama. Tiago citou o profeta  Elias, que sendo sujeito aos mesmos sentimentos que nós, destacou-se em profetizar e orar para que não chovesse e por três anos e seis meses não choveu. Ao cumprir-se o tempo da profecia, ele orou novamente  até que na sétima, viu uma pequena nuvem no tamanho da mão de um homem, e veio a chuva.  Tiago enfatiza, que pela oração podemos ver tais resultados. O que você tem clamado ao Senhor? Creia ele ouviu sua voz  e está disposto a trazer a resposta dele , que é boa , perfeita e agradável. Confie em seu amor, tenha fé em Deus.

Deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus

Deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus”. (João 1.12 e 13) Seja bem-vindo a nova vida com Deus. Você está começando uma nova caminhada em sua nova vida, a vida de filho de Deus. Em Jesus você se torna filho amado de Deus, e precisa entender o amor do Pai para com você, conhecer o cuidado dele e perceber o quanto ele se interessa em cuidar bem de você, libertá-lo, dar-te o seu reino, usá-lo como filho e por fim leva-lo para a casa dele. Paternidade é a função do Pater (pai em grego), falar da paternidade de Deus relaciona-se com a linhagem de Deus, a família de Deus. Tal assunto, é muito importante nos dias atuais, pois vemos cada dia mais o distanciamento entre pais e filhos em um mundo seduzido pela promiscuidade e desestabilidade da família, a promiscuid...

Ana orou ao Senhor

Ela [Ana]., orou ao Senhor, e chorou abundantemente... no seu coração falava. 1 Samuel 1.10,13 Para um verdadeiro trabalho junto ao propiciatório, dá-me uma oração simples, uma oração que brote do fundo do coração, não porque eu a tenha inventado, mas porque o Espírito Santo, a colocou ali, dando-lhe uma tal vitalidade que eu não possa deixar de pronunciá-la. Mesmo que suas palavras sejam quebradas, e as frases, desconexas, se os seus desejos forem sinceros, se forem como carvão de zimbro, queimando com uma chama impetuosa, Deus não se importará com a forma como são expressos. Se você não tem palavras, talvez seja melhor orar sem elas. Há orações que derrotam as palavras: são pesadas demais, e nenhuma língua humana consegue carregar. Spurgeon

Mesmo em meio aos espinhos da vida, Jesus admira você.

Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales. Qual o lírio entre os espinhos, tal é a minha querida entre as donzelas. Cânticos 2:1,2      Eu sou a rosa de Sarom . Segundo a gramática e o contexto, é mais natural considerar este verso como uma declaração da noiva. … a noiva está confessando sua modéstia, declarando que se sente descolada no palácio. Ela é apenas uma flor do campo. … “Sarom” significa literalmente “um campo”, “uma planície”. O nome próprio se refere à planície marítima entre Jope e o Monte Carmelo.      Apesar da noiva declarar  sua simplicidade  , o noivo reconhece a beleza e particularidade de sua amada entre os espinhos, uma flor entre os espinhos.      Embora, estejamos inseridos em um mundo espinhento, onde somos rodeados por grandes lutas que nos ferem, ainda somos o alvo do amor de Jesus que nos enxerga em meio a esse contexto, nos ama, valoriza e admira. Você é a flor preciosa de Jesus, em meio ao mundo espinhen...

Os Diferentes Tipos de Dízimos na Bíblia: Uma Análise Detalhada

  Os Diferentes Tipos de Dízimos na Bíblia: Uma Análise Detalhada O dízimo é uma prática antiga e recorrente em várias religiões, incluindo o Cristianismo, onde é frequentemente mencionado na Bíblia. A palavra "dízimo" deriva do latim "decimus", que significa "a décima parte". No contexto bíblico, o dízimo refere-se à contribuição de uma décima parte dos ganhos ou rendimentos de uma pessoa para fins religiosos e de caridade. Embora muitas pessoas tenham ouvido falar do dízimo, poucas compreendem as diferentes formas em que ele é mencionado nas escrituras. Neste artigo, examinaremos os diferentes tipos de dízimos descritos na Bíblia. 1. Dízimo de Abraão: O primeiro registro bíblico sobre o dízimo aparece no livro de Gênesis (Gn 14:20) quando Abraão entregou uma décima parte dos despojos da batalha a Melquisedeque, um sacerdote do Deus Altíssimo. Essa ação de Abraão é vista como um ato de adoração e reconhecimento de Deus como provedor e abençoador. 2. Dízi...