Pular para o conteúdo principal

Com Deus tudo vai bem



Com Deus tudo vai bem
Com Deus tudo vai bem

“12   Presta-nos auxílio na angústia, pois vão é o socorro do homem. 13   Em Deus faremos proezas, porque ele mesmo calca aos pés os nossos adversários. “
Sl 108.12 e13

Introdução

      Alguns anos atrás, dois diferentes irmãos em diferentes momentos me falaram o seguinte: “ Quando alguém te perguntar:”Tudo bem?”, mesmo que a situação esteja difícil, responda: “Vai tudo bem”.”  Realmente se andamos com Deus, essa é uma grande verdade, pois a vitória do Senhor é certa.
O Salmo 108 é composto de um trecho do Salmo 57 e um trecho do Salmo 60. Na sua parte final ele contém mensagens de fé, esperança e vitória. É um Salmo escrito pelo rei Davi.Ele começa falando de um coração que está preparado, está firme – v 1 Firme está o meu coração, ó Deus! Cantarei e entoarei louvores de toda a minha alma " – e termina falando de vitória. Escolhemos para nossa reflexão o v 13 que aparece também no Salmo 60.12 nos oferece três ideias que podem nos dirigir em nossas vidas, cremos ser uma palavra do coração de Deus para nossas vidas.
Que idéias  vemos nesse versículo que nos mostram que com Deus tudo vai bem?

1ª idéia:  Intimidade com Deus – “Em Deus”
      Essas palavras em Deus nos dão a ideia de estarmos envolvidos por Deus, em um nível de relacionamento profundo e real com Deus.
Por que é necessário termos intimidade com Deus?
      Intimidade com Deus é necessário  para conhecer os seus caminhos, os seus planos, os seus propósitos, a sua vontade, o que ele quer  - Salmo 25.12: “Ao homem que teme ao SENHOR, ele o instruirá no caminho que deve escolher”

O que é preciso para termos intimidade com Deus?

      Intimidade com Deus requer estar em harmonia com Deus, em sintonia com Deus, no mesmo tom . - Amós 3.3.” .3  “ Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?”
         Intimidade com Deus exige de nós santidade – Deus é santo e aqueles que andam com Deus andam em santidade -  Gênesis 17.1.Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito.” 
         Intimidade com Deus envolve companheirismo, amizade – Enoque andou com Deus (Gênesis 5.21-24). “Enoque viveu sessenta e cinco anos e gerou a Metusalém. 22   Andou Enoque com Deus; e, depois que gerou a Metusalém, viveu trezentos anos; e teve filhos e filhas. 23   Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos. 24   Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.”

      O Senhor nos ajude a fim de que cultivemos esta intimidade com ele. Ele nos tomará pela mão, ele é o Divino Companheiro da jornada. Sua presença nos dará descanso. Nossa jornada será feliz, bem-sucedida, abençoada, estamos “em Deus”.


 2ª Idéia . Grandes realizações em Deus – “Faremos proezas”
Todos nós temos como objetivo para  nossas vidas grandes projetos, grandes realizações, grandes feitos. Temos sonhos lindos!
O Salmo 108.13 diz que “Faremos proezas”. A palavra “proeza” pode ser “façanha”. A Bíblia Viva diz: “Faremos coisas incríveis”. A Bíblia N.V.I. diz: “Conquistaremos a vitória”.
Quais são as coisas incríveis, qual a vitória, quais são as façanhas que você espera alcançar ou realizar em sua vida ?
William Caray- 1º missionário  conhecido na India tinha o seguinte lema: “Peça grandes coisas a Deus, espere grandes coisas de Deus, faça grandes coisas para Deus”. Deus nos desafia a pedir a ele grandes coisas (Jeremias 33.3). Como pessoa, como igreja devemos almejar fazer grandes coisas no futuro. Observemos o ensino de Isaías 32.8 – “Mas o nobre projeta coisas nobres e na sua nobreza perseverará”.
Esta palavra é forte: “Faremos proezas”. Nada de medo, timidez, pessimismo. Levantemo-nos e façamos proezas em nome de Jesus.
Cl 3 17 “  E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.”

 3ª idéia. Vitórias  em Deus – “, porque ele mesmo calca aos pés os nossos adversários.
Os nossos adversários são Satanás e seus Demônios.
Os inimigos sempre nos atacam. Eles são sutis, são insistentes, jogam duro e pesado, atacam sem parar. Nosso adversário vem para matar, roubar e destruir, eles querem nos derrotar.
Eles vêm de formas diferentes: o inimigo do orgulho, da confiança própria, do desânimo, dos prazeres da carne, da ansiedade, do ativismo, falta de tempo, vicio, das opressões, medos,  apego a Mamom, conformismo com o mundo, frieza espiritual.
        Não somos nós que vamos lutar com o inimigo, o texto bíblico é claro: “Ele mesmo,( Deus), calca aos pés os nossos inimigos”. É ele, não nós. Em nós não há força, é o nosso general que põe o inimigo debaixo dos nossos pés (Deuteronômio 3.22). “Não os temais, porque o Senhor, vosso Deus, é o que peleja por vós”.
1 Samuel 7.10: “Enquanto Samuel oferecia o holocausto, os filisteus chegaram à peleja contra Israel; mas trovejou o Senhor aquele dia com grande estampido sobre os filisteus e os aterrou de tal modo, que foram derrotados diante dos filhos de Israel”.
Jeremias 1.19: “Pelejarão contra ti, mas não prevalecerão; porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar”.
Romanos 16.20: “E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a satanás. A graça de nosso Senhor Jesus seja convosco”.
Nesta certeza podemos declarar as palavras de Davi no Salmo 18.37-39: “Persegui os meus inimigos, e os alcancei, e só voltei depois de haver dado cabo deles. Esmaguei-os a tal ponto, que não puderam levantar-se; caíram sob meus pés. Pois de força me cingiste para o combate e me submeteste os que se levantaram contra mim”.
       Graças a Deus, somos mais do que vencedores, quanto ao inimigo só nos resta resisti-lo sabendo que o Senhor dos Exércitos há de subjugá-lo debaixo dos nossos pés. “Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio do nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Coríntios 15.57).

Baseado em 
 Messias Anacleto Rosa
31.12.05


Comentários

Mais vistas da semana!

A minha vinha, porém, não guardei - Cantares 1. 5 e 6

A Noiva em uma torre de vigia atendendo a colheita das uvas. 5.  Eu sou morena, mas formosa, ó filhas de Jerusalém, como as tendas de Quedar, como as cortinas de Salomão.  6.  Não repareis em eu ser morena, porque o sol crestou-me a pele; os filhos de minha mãe indignaram-se contra mim, e me puseram por guarda de vinhas; a minha vinha, porém, não guardei. Ao encontrar-se com o Noivo, a Amada , em sua conversa secreta, pede que o Noivo não considere o fato de ela estar morena, queimada do sol, pois havia trabalhado nas vinhas, atendendo na torre de vigia, guardando as vinhas, ela diz:   "o sol crestou-me a pele; os filhos de minha mãe indignaram-se contra mim, e me puseram por guarda de vinhas;". As obrigações que teve, não a deixaram cuidar de sua pele e preparar-se para seu encontro com seu Amado, e ainda acrescenta:  a minha vinha, porém, não guardei. Esses versos nos ensinam, sobre o cuidado que precisamos ter em não deixarmos nossas obrigações nos levar...

O Orgulho Quebrado

  Foto: wgospel O Orgulho Quebrado Texto Base: Mateus 15:21-28 A história da mulher cananéia é um grande exemplo de como Deus usa o processo de humilhação para quebrar o orgulho e revelar uma fé verdadeira . Nesta passagem, Jesus parece ignorar e até desconsiderar a mulher, desafiando sua dignidade e orgulho. No entanto, este tratamento é um meio para um fim maior: a libertação e a cura. O Silêncio de Jesus Confronta Nosso Desespero Quando Jesus não responde às suas súplicas, a mulher enfrenta um momento de desespero. O silêncio de Deus pode nos parecer um abandono, mas é, muitas vezes, uma oportunidade para que o nosso orgulho seja confrontado e nossa fé seja provada. A Resposta de Jesus Quebra Nosso Preconceito Jesus faz uma declaração que desafia o orgulho da mulher, tocando em questões de raça e cultura. Ele usa esse momento para confrontar não apenas o preconceito dela, mas também o nosso, mostrando que o orgulho cultural ou denominacional pode ser um obstáculo para a ver...

Generosidade

GENEROSIDADE MESMO NA POBREZA*  “… e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade.” 2 Coríntios 8.2 O imperador Cláudio governou o império romano nos idos de 41 a 54 a.C.  No seu governo houve uma grande fome mundial e os judeus foram expulsos de Roma (At 18.2).  Muitos voltaram para a Judeia sem terras, sem casa e sem provisão.  Então, o apóstolo Paulo levantou uma oferta entre as igrejas gentílicas da Galácia, Macedônia, Acaia e Ásia Menor para socorrer os crentes pobres da Judeia. Os crentes da Macedônia, mesmo castigados por profunda pobreza, demonstraram grande generosidade no socorro aos necessitados.  Não só ofertaram, mas ofertaram com alegria.  Não apenas com alegria, mas com generosidade.  Não deram apenas coisas, mas a si mesmos.  A generosidade não é o quanto de dinheiro temos nas mãos, mas o quanto de amor temos no coração.  A oferta não é um favor que fazemos a Deus e aos homens, mas uma graça de D...

A bíblia viva em nós

E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor. E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o Senhor, e entre os sobreviventes, aqueles que o Senhor chamar. ( Joel 2:28-32 ) Tenho, nesse  últimos anos, descoberto uma nova forma de ler a palavra. Quando  lemos a bíblia precisamos compreender que ela apresenta fatos e não fábulas, que é a palavra de Deus, porém mostra Deus revelado e atuante na  história e na de seu povo. A questão relevante que trará diferença em nossa leitura é...