Pular para o conteúdo principal

Como é a vara de amendoeira da Bíblia ( Jr 1.11 e 12)

           
EM FINS de janeiro ou começo de fevereiro, muitos terraços nas encostas das colinas de Israel sofrem uma transformação dramática. Acordando de seu sono invernal, as amendoeiras ficam cobertas de flores. Sendo uma das primeiras árvores a florir, essa árvore em geral se destaca. Suas flores brancas e rosa enfeitam a paisagem invernal, fazendo lembrar das palavras de Salomão em Eclesiastes 12:5. Ali ele compara os cabelos brancos da velhice à ‘amendoeira que carrega flores.
Em vista da floração precoce da amendoeira, a palavra hebraica para amendoeira significa literalmente “aquele que desperta”. Assim, ela é usada na Bíblia em diversas ilustrações de peso. Por exemplo, o profeta Jeremias teve uma visão de uma vergôntea, ou ramo, de amendoeira. O que representava ela? “Mantenho-me alerta quanto à minha palavra, a fim de cumpri-la”, disse Jeová a Jeremias. (Jeremias 1:11, 12) Naturalmente, DEUS nunca se cansa nem dorme. Mas essas palavras enfatizavam seu desejo de terminar sua obra. — Isaías 40:28.
Séculos antes dos dias de Jeremias, um bastão de amendoeira em flor foi usado para identificar quem O ETERNO havia designado como sumo sacerdote. Um bastão representativo de cada uma das 12 tribos de Israel foi colocado diante de Jeová na tenda de reunião. Na manhã seguinte, o bastão de amendoeira de Arão não só havia florescido milagrosamente, mas também produzia amêndoas maduras! Esse bastão de amendoeira foi mantido dentro da arca do pacto por um tempo como sinal para a nação, para que nunca mais murmurasse contra os representantes de Jeová, designados por ele. — Números 16:1-3, 10; 17:1-10; Hebreus 9:4.
O SENHOR quis que representações das belas flores de amendoeira embelezassem o candelabro de ouro de sete braços que iluminava o Santo do tabernáculo. Segundo a descrição registrada por Moisés, “três cálices em forma de flores de amêndoa estavam num grupo de hastes, alternando-se botões e flores; e três cálices em forma de flores de amêndoa estavam no outro grupo de hastes, alternando-se botões e flores. Assim era com as seis hastes que saíam do candelabro. E no candelabro havia quatro cálices em forma de flores de amêndoa, alternando-se seus botões e suas flores”. — Êxodo 37:19, 20.
Embora a Bíblia faça poucas referências à amendoeira, ela chama nossa atenção às suas belas flores brancas e à sua floração precoce. Essa bela árvore nos lembra, acima de tudo, de que Jeová não descansará até que tenha realizado o seu propósito. — Isaías 55:11.

 ( EXTRAÍDO DE : JW.ORG)

Comentários

Mais vistas da semana!

Generosidade

GENEROSIDADE MESMO NA POBREZA*  “… e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade.” 2 Coríntios 8.2 O imperador Cláudio governou o império romano nos idos de 41 a 54 a.C.  No seu governo houve uma grande fome mundial e os judeus foram expulsos de Roma (At 18.2).  Muitos voltaram para a Judeia sem terras, sem casa e sem provisão.  Então, o apóstolo Paulo levantou uma oferta entre as igrejas gentílicas da Galácia, Macedônia, Acaia e Ásia Menor para socorrer os crentes pobres da Judeia. Os crentes da Macedônia, mesmo castigados por profunda pobreza, demonstraram grande generosidade no socorro aos necessitados.  Não só ofertaram, mas ofertaram com alegria.  Não apenas com alegria, mas com generosidade.  Não deram apenas coisas, mas a si mesmos.  A generosidade não é o quanto de dinheiro temos nas mãos, mas o quanto de amor temos no coração.  A oferta não é um favor que fazemos a Deus e aos homens, mas uma graça de D...

A Vida de Oração : Um Caminho de Intimidade com Deus

  A Vida de Oração : Um Caminho de Intimidade com Deus A oração é uma prática central na vida cristã, sendo considerada uma forma de comunicação e relacionamento com Deus. Através dela os cristãos, expressam sua fé, gratidão, buscam orientação, intercedem por outros e recebem consolo espiritual. Neste artigo, vamos explorar alguns argumentos bíblicos que destacam a importância da vida de oração, bem como exemplos de fé que demonstram o poder e a eficácia dessa prática em suas vidas. Argumentos Bíblicos Sobre a Vida de Oração: Jesus como Exemplo: Ao longo dos evangelhos, encontramos diversos episódios em que Jesus dedica tempo à oração. Ele se retira para lugares isolados, madrugava para orar e, em momentos cruciais, como antes da crucificação, Ele se entregou em oração a Deus. Jesus ensinou Seus discípulos a orar e a buscar a comunhão com o Pai, o que evidencia a importância que Ele dava a essa prática (Mateus 14:23; Lucas 5:16; Mateus 6:9-13). Exortações de Paulo: O apóstolo P...

O Orgulho Quebrado

  Foto: wgospel O Orgulho Quebrado Texto Base: Mateus 15:21-28 A história da mulher cananéia é um grande exemplo de como Deus usa o processo de humilhação para quebrar o orgulho e revelar uma fé verdadeira . Nesta passagem, Jesus parece ignorar e até desconsiderar a mulher, desafiando sua dignidade e orgulho. No entanto, este tratamento é um meio para um fim maior: a libertação e a cura. O Silêncio de Jesus Confronta Nosso Desespero Quando Jesus não responde às suas súplicas, a mulher enfrenta um momento de desespero. O silêncio de Deus pode nos parecer um abandono, mas é, muitas vezes, uma oportunidade para que o nosso orgulho seja confrontado e nossa fé seja provada. A Resposta de Jesus Quebra Nosso Preconceito Jesus faz uma declaração que desafia o orgulho da mulher, tocando em questões de raça e cultura. Ele usa esse momento para confrontar não apenas o preconceito dela, mas também o nosso, mostrando que o orgulho cultural ou denominacional pode ser um obstáculo para a ver...