Pular para o conteúdo principal

O que devemos lembrar?

Trazendo a memória o que nos pode dar esperança!

O que devemos lembrar?
(Casa foto criado por rawpixel.com - br.freepik.com)

Texto : Lamentações de Jeremias capitulo 3: 21

“Quero trazer à memória o que me pode dar esperança”.

Quando comemoramos um aniversário, por exemplo, estamos apenas celebrando a Deus pelas lembranças de todas as vitórias que ele nos concedeu em mais um ano, ou período que se passou.
Nossas memórias podem ser boas , porém constantemente nossa mente é bombardeada por más recordações e precisamos seguir orientações bíblicas para vivermos o melhor de Deus até em nossos pensamentos.

Jeremias, estava triste porque seu povo havia sido levado ao exílio, suas lamentações são descritas em forma de poema e cântico , ainda que sejam proféticos. Jeremias não estava comemorando, mas lamentando pela desobediência de seu povo que o levou a destruição. E recordava no capitulo 3, verso 19 e 20 das tristezas que tinha naquele momento de luta, porém no verso 20 ele toma uma decisão: Quero trazer a memória o que me pode dar esperança”. Jeremias decide não olhar para as circunstâncias, mas lembrar da misericórdia de Deus, os problemas ao redor eram reais, porém a decisão de Jeremias era focar sua mente, sua memória, suas lembranças no amor de Deus que se renova a cada manhã.
Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.
As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;

renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.
A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto, esperarei nele.
Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca.”

Lamentações 3:21-25

Para experimentarmos a vontade de Deus precisamos ter uma mente renovada, conf. Rm12.2

Então, por mais que hajam lutas e vitórias, precisamos pensar nas vitórias. E talvez o momento que passamos, possa estar sendo difícil , nossa decisão é lembrar as bênçãos, misericórdias, socorro e amor de Deus revelado em outras épocas. Ordenar a nossa alma que lembre dos grandes feitos do Senhor.


O que devemos trazer a memória?
1)    Precisamos trazer a memória o amor de Deus.

Vemos no texto de Jeremias, na sua lembrança três aspectos do amor de Deus:
As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;
renovam-se cada manhã.
1º Aspecto: As misericórdias de Deus – Ele não nos trata como merecíamos, mas como filhos que lhe dão alegria. – e esse amor renova-se a cada manhã.
2º Aspecto: A fidelidade de Deus - Grande é a tua fidelidade.
Em meio aos problemas ELE permanece fiel , mesmo quando erramos e falhamos Deus permanece fiel por causa do seu amor.
3º Aspecto : A bondade do Senhor  -
Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o.
Romanos 8. 35-39 – Nos conta que nada pode nos separar do amor de Cristo.

O que devemos trazer a memória?
2)Precisamos trazer a memória os feitos de Deus.

Se disseres no teu coração: Estas nações são mais numerosas do que eu; como poderei desapossá-las?
Delas não tenhas temor; lembrar-te-ás do que o Senhor, teu Deus, fez a Faraó e a todo o Egito;
das grandes provas que viram os teus olhos, e dos sinais, e maravilhas, e mão poderosa, e braço estendido, com que o Senhor, teu Deus, te tirou; assim fará o Senhor, teu Deus, com todos os povos, aos quais temes.
Deuteronômio 7:17-19


         Quando Israel ao sair do deserto e entrar na terra de Canaã se deparasse com inimigos , com exércitos poderosos, deveriam olhar para trás e lembrar daquilo que Deus fez anteriormente os tirando da terra do Egito: lembrar-te-ás do que o Senhor, teu Deus, fez a Faraó e a todo o Egito;
das grandes provas que viram os teus olhos, e dos sinais, e maravilhas, e mão poderosa, e braço estendido, com que o Senhor, teu Deus, te tirou; assim fará o Senhor, teu Deus, com todos os povos, aos quais temes.
         Diante de desafios futuros e presentes precisamos lembrar de tudo o que Deus já fez por nós. LEMBRE-SE  dos testemunhos que você já contou e das vitórias que Deus já te entregou.
3)Precisamos trazer a memória que devemos buscar a Deus

E o Senhor apareceu de noite a Salomão, e disse-lhe: Ouvi a tua oração, e escolhi para mim este lugar para casa de sacrifício.
Se eu fechar os céus, e não houver chuva; ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra; ou se enviar a peste entre o meu povo;
E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar.
Porque agora escolhi e santifiquei esta casa, para que o meu nome esteja nela perpetuamente; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias.
2 Crônicas 7:12-16

Quando Salomão inaugurou o templo, Deus lhe falou a chave para ver a mão dele se mover e trazer novamente o favor dele, sobre suas vidas e sobre a nação. Existe uma chave do favor de Deus:  se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar.

Também em Jeremias 29: 10 a 14,  o Espírito santo nos mostra , também que essa chave é buscar a pessoa de Deus, de todo o coração, e ele fará a nossa sorte ser mudada.
4)Precisamos trazer a memória as revelações e promessas do Espírito Santo

mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.
Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus.
Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.
Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.
1 Coríntios 2:9-12

Os olhos da humanidade não sabem e conhecem as coisas de Deus, são grandiosas suas promessas, são grandes as revelações do Espírito Santo, e o que Paulo diz, é que essas coisas grandiosas de Deus nos são reveladas pelo Espírito Santo. Lembre-se daquilo que o Espírito Santo te revelou e mostrou e todas as promessas que Deus já te deu. Traga a memória o que pode te dar esperança.
Conclusão
O que devemos trazer a memória?
1)    Precisamos trazer a memória o amor de Deus.
2)    Precisamos trazer a memória os feitos de Deus.
3)    Precisamos trazer a memória que devemos buscar a Deus
4)    Precisamos trazer a memória as revelações e promessas do Espírito Santo

mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.
Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito”




Comentários

Mais vistas da semana!

Começou a lavar os pés aos discípulos. João 13.5

  Começou a lavar os pés aos discípulos. João 13.5 Começou a lavar os pés aos discípulos. João 13.5 Esquecemos que Jesus Cristo está hoje, assentado no trono, exatamente como era ontem, quando percorreu os caminhos de nosso mundo. E quanto perdemos com esse esquecimento! O que era, isso Ele é. O que disse, isso Ele diz. Os evangelhos são meras amostras da vida que Ele continua vivendo; são folhas arrancadas do diário de sua existência imutável. Hoje, Ele está incumbindo-se de lavar os pés de seus discípulos,empoeirados por causa das viagens pelos desertos. Sim, aquele incidente fascinante está sendo cumprido em ti, meu amigo, basta que não recuses os humildes serviços de amor daquEle a quem chamamos Mestre e Senhor, e que ainda se cinge para nos servir. E precisamos dessa purificação incessante para nos mantermos corretos. Não é suficiente nos relembrarmos de certa hora no passado em que pela primeira vez nos ajoelhamos aos pés do Filho de Deus, pedindo perdão e ouvindo-o dizer:

João 15.1 ao 9 Mensagem! Três razões porque precisamos permanecer em Cristo

   Deus te abençoe! Compartilhe essa mensagem!

Não tenha medo você está refugiado no amor de Deus

Refugiado O Senhor é o seu refúgio Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Salmos 91:1,2         Todos os dias somos bombardeados com notícias de conflitos, desastres naturais, doenças e novos tipos de vírus resistentes às vacinas e remédios. Também ouvimos falar de pessoas perdendo seus entes queridos em acidentes. Sim isso existe! Deus previu todas essas coisas e prometeu em Sua Palavra proteção contra todo mal conhecido pelo homem. Não existe armadilha armada pelo diabo de que nosso Pai não possa nos libertar, se confiarmos nele e O tomarmos como nosso refúgio. Essa é a Sua promessa no Salmo 91.       Seja um terremoto à meia-noite, um atirador louco, um vírus desconhecido ou um ataque terrorista, Deus diz: “Você não deve ter medo do terror durante a noite, nem da flecha que voa durante o dia, nem da peste que anda na escuridão, nem

Deus tem bênçãos que você não conhece e que estão reservados para você!

                         Porque meu é todo animal da selva, e o gado sobre milhares de montanhas. Conheço todas as aves dos montes; e minhas são todas as feras do campo. Salmos 50:10,11 Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.  1 Co 2. 9          Suponha que você acabou de ouvir falar de alguém teve suas dívidas financeiras milagrosamente liquidadas. Ou seu amigo  acabou de lhe dizer que, apesar de ser um aluno comum na escola, ele obteve uma ótima nota em todas as matérias.  Talvez no domingo, você tenha ouvido um casal recém-casado compartilhar sobre como ganhou uma viagem com todas as despesas pagas para duas pessoas para uma ilha maravilhosa, ou como um casal que não teve filhos agora está esperando seu filho milagrosamente.            Quando você vê ou ouve alguém sobre alguém ser abençoado, você já se pergunta quando será a sua vez! não é mesmo? Ou você se vê diz

A resposta do Amado Jesus - Cantares 1.8

  "  Se tu o não sabes, ó mais formosa entre as mulheres, sai-te pelas pisadas das ovelhas e apascenta  as tuas cabras junto às moradas dos pastores. " No versículo anterior a esse, a noiva queria saber onde o Rei , aqui caracterizado como Noivo ou Amado, figurando Jesus , apascentava suas ovelhas. Nesse versículo, temos a resposta. Sempre quando dispomos nosso coração a encontrar Jesus, ele se dispõe a mostrar-se a nós. A noiva queria encontrar depressa seu Amado, ele dá a dica, você vai me achar entre os pastores. Disponha seu coração a encontrar-se com seu Amado Pastor, ele vai revelar-se para você.    Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Eu me deixarei ser encontrado por vocês", declara o Senhor Jeremias 29:12-14 Deus te abençoe em nome de Jesus !  Envie essa mensagem para alguém !  Pr Welinton

Faça grandes coisas para Deus e espere grandes coisas de Deus

Foi William Carey, o pai das missões modernas, o sapateiro-missionário que falava cerca de 8 idiomas ,  que cunhou essa afirmativa nas páginas da história. A partir de então, tem sido repetida e recitada ao redor do mundo... Uma leitura fora do contexto, pode levar o leitor a imaginar que o missionário inglês era defensor de uma relação com Deus baseada na barganha e na troca de favores, onde as nossas ações de obediência a Deus e em favor do seu reino, funcionam apenas como uma moeda de troca, tendo como objetivo a obtenção das grandes bênçãos de Deus em nosso favor. Quando Carey disse Faça grandes coisas para Deus e espere grandes coisas de Deus ele não queria dizer que você deveria esperar grandes coisas de Deus para si mesmo, mas para a obra que você estava realizando para Ele. Assim, toda obra GRANDE para Deus pode esperar a confirmação GRANDE de Deus! Não ficará sem resultados! Faça grandes coisas para Deus e espere o agir sobrenatural de Deus maximizando toda a sua dedi

Um milagre está chegando! Intensifique suas orações e você verá o impossível!

Jericó estava completamente fechada por causa dos israelitas. Ninguém saía nem entrava. Então o Senhor disse a Josué: "Saiba que entreguei nas suas mãos Jericó, seu rei e seus homens de guerra. Marche uma vez ao redor da cidade, com todos os homens armados. Faça isso durante seis dias. Sete sacerdotes levarão cada um uma trombeta de chifre de carneiro à frente da arca. No sétimo dia, marchem todos sete vezes ao redor da cidade, e os sacerdotes toquem as trombetas. Quando as trombetas soarem um longo toque, todo o povo dará um forte grito; o muro da cidade cairá e o povo atacará, cada um do lugar onde estiver". Josué 6:1-5          Deus havia dado a terra de Canaã aos Israelitas, no texto acima Deus havia os colocado diante da cidade de Jericó, o povo deveria a possuir. Mas como a possuiriam? Deus dá uma estratégia incomum, aonde somente a fé poderia fazer com que ela funcionasse. Deveriam marchar em volta da cidade por seis dias, uma vez por dia, e no