Pular para o conteúdo principal

A unção permanece em vós


                                1 Jo 2.27
“ Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em  vós, e não tendes a necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou”

         Jesus não nos deixou órfãos, mas enviou o seu Espírito Santo para nos consolar e dirigir em toda a vida da igreja, a bíblia nos ensina sobre a habitar do Espírito Santo em nós, o batismo com o Espírito Santo, seu sele , seu penhor e sua unção:
·        A habitação do Espírito. Isso significa que a Terceira Pessoa da Trindade mora, literalmente, no corpo de cada crente a partir do momento que cremos. Nosso corpo é o templo do Espírito Santo.
·        O batismo no Espírito. O batismo é o ministério do Espírito onde sua habitação em nós é manifesta , assim como, o batismo nas águas manifesta nossa posição em Cristo, nas línguas e dons o Espírito Santo é manifesto, mas ainda mais, no fruto do Espírito.
·        O selo do Espírito. Um selo é uma marca de posse e segurança. Deus Espírito marca o crente como sinal de que pertence ao Senhor e está seguro por Ele.
·        O penhor. Isso significa um sinal ou garantia. Alguns o comparam com a aliança de noivado. Tão certo como a pessoa possui o Espírito, ela também receberá, um dia, a herança por completo.
·        A unção. No Antigo Testamento, reis e sacerdotes eram ungidos com óleo em um rito inaugural. Da mesma forma, o Espírito nos unge como sacerdotes reais. A unção possui um significado adicional em 1 João 2.27 que é o ministério de ensino do Espírito, pelo qual ele nos permite distinguir a verdade do erro e traz a nós a capacidade de entendermos a Palavra de Deus como ela é realmente, sem que alguém precise nos ensiná-la através de conceitos humanos, do raciocínio terrestre.
         Da mesma forma como pessoas eram ungidas com um propósito especial no Antigo Testamento, hoje somos ungidos para o propósito de Deus na terra de estabelecer seu reino, tendo entendimento espiritual da Palavra de Deus.
         Reis profetas e sacerdotes eram ungidos: E a Jeú, filho de Ninsi, ungirás Rei sobre Israel, e Elizeu, filho de Safate, ungirás para ser Profeta em seu lugar. (1 Reis 19.16).
Os sacerdotes eram ungidos – “E vestirás Arão das vestes sagradas, e o ungirás, e o santificarás, para que ministre o sacerdócio”. (Êxodo 40.13).
Os Reis eram ungidos – “Convide Jessé para o sacrifício, e eu te farei saber o que hás de fazer; e ungir-me-ás a quem eu te designar. Então quando o moço Davi chegou, Samuel tomou o vaso de azeite e ungiu no meio de seus irmãos; daquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi”. (1 Samuel 16.3.13).
Os doentes eram ungidos - Eles expulsavam os demônios e muitos doentes eram ungidos e curados. (Marcos 6.13).
a. Os Objetos eram ungidos – “Então Moisés trouxe óleo ungido e ungiu o Tabernáculo e tudo o que estava dentro dele, e os consagrou”. (Levítico 8.10).

PARA QUAL PROPÓSITO ELES ERAM UNGIDOS?
Os Profetas eram ungidos para poderem proclamar a Palavra de Deus.
Os Sacerdotes eram ungidos para serem capacitados para suas responsabilidades na adoração e ao Sacrifício.
Os Reis eram ungidos para poderem governar.
As Pessoas eram ungidos para serem curadas
Os objetos eram ungidos para serem separados para o uso santo.
• Como você pode ver, a unção é um conceito bíblico e tem uma ocorrência comum e ela ocorre com propósitos: para proclamar, para adorar, para sacrificar, para governar, para curar e para tornar algo pronto para o uso santo.
Na verdade foi por isso que Jesus foi ungido, para cumprir o seu ministério.
• Em Lucas 4.18.19. Jesus usou a passagem de Isaias 61.1.2 quando disse: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para pregar as boas novas aos pobres. Ele me ungiu para pregar liberdade aos presos e dar visão aos cegos, libertar os oprimidos e para proclamar o ano aceitável do Senhor.
         Não podemos ler a palavra como histórica, mas entende-la como real e presente em nossas vidas, pois da mesma forma que ele foi enviado pelo Pai, com a  unção do Espírito Santo, assim também somos enviados para fazer a sua obra, com o mesmo Espírito Santo. Não temos a necessidade de ter um óleo com as mesmas especificações do Antigo Testamento, mas temos em nós o próprio Óleo da Unção, o Espírito Santo está sobre nós e nos ungiu para pregar as boas novas aos pobres, para pregar liberdade aos presos e dar visão aos cegos, libertar os oprimidos e para proclamar o ano aceitável do Senhor. Não podemos nos omitir da obra de Deus, porque a unção permanece em nós.

Deus te abençoe muito!!

Comentários

Mais vistas da semana!

Onde apascentas o teu rebanho ? Cantares 1:7

  Cantares 1:7  "Dize-me, ó tu, a quem ama a minha alma: onde apascentas o teu rebanho, onde o recolhes pelo meio-dia, pois por que razão seria eu como a que erra ao pé dos rebanhos de teus companheiros?" A noiva , amada do Rei, desejava saber onde estava o rebanho do seu Amado. Pois, conhecendo-o, buscava entre os rebanhos e pastores, encontra-lo . Mal entendia, que aquele pastor era o Rei. O versículo nos ensina, que o que realmente precisamos é encontrar o nosso Pastor e Rei depressa e não andarmos vagueando , procurando o pastoreio dos servos do pastor, mas do Amado que nos quer bem. Busque-o de todo o coração! João 10 .11 - Jesus disse: "Eu sou o bom pastor..."  Vamos buscá-lo apressadamente. Tenha um dia abençoado! 

Orando a Palavra | Entrando na presença do Pai

Bom dia. Vamos orar?

Oração pelo dia! Bom dia

  Te convido a orar comigo! Inscreva-se no meu canal no Youtube

Oração - Salmo 18.6 - Orando a Palavra!

Te convido a orar comigo e compartilhar!

Quando Deus Nos Faz Esperar para Nos Ensinar a Confiar Devocional em Isaías 30.18–26

Introdução Esperar em Deus é um dos maiores desafios da fé cristã. Em Isaías 30.18–26 , aprendemos que o tempo de espera não é abandono divino, mas um processo pedagógico no qual Deus forma caráter, restaura a confiança e conduz Seu povo a uma fé mais madura. O Contexto de Isaías 30: Medo, Pressa e Falsas Seguranças O capítulo 30 de Isaías retrata um momento crítico na história de Judá. A ameaça do Império Assírio gerava medo, e o povo buscou segurança em alianças humanas, especialmente com o Egito. Humanamente, a decisão parecia sensata, mas espiritualmente revelava uma profunda crise de confiança em Deus . Judá preferiu soluções imediatas e mensagens agradáveis, rejeitando a verdade do Senhor. Essa escolha expôs um coração que já não sabia esperar em Deus. Um Deus Que Espera para Ter Misericórdia Apesar da infidelidade do povo, o texto revela algo surpreendente: “Por isso o Senhor espera, para ter misericórdia de vós” (Isaías 30.18). A espera de Deus não é indiferença nem a...

A resposta do Amado Jesus - Cantares 1.8

  "  Se tu o não sabes, ó mais formosa entre as mulheres, sai-te pelas pisadas das ovelhas e apascenta  as tuas cabras junto às moradas dos pastores. " No versículo anterior a esse, a noiva queria saber onde o Rei , aqui caracterizado como Noivo ou Amado, figurando Jesus , apascentava suas ovelhas. Nesse versículo, temos a resposta. Sempre quando dispomos nosso coração a encontrar Jesus, ele se dispõe a mostrar-se a nós. A noiva queria encontrar depressa seu Amado, ele dá a dica, você vai me achar entre os pastores. Disponha seu coração a encontrar-se com seu Amado Pastor, ele vai revelar-se para você.    Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Eu me deixarei ser encontrado por vocês", declara o Senhor Jeremias 29:12-14 Deus te abençoe em nome de Jesus !  Envie essa mensagem para alguém !  Pr Welinton

COMENTE : Qual motivo você tem para agradecer a Deus ?

  Davi escreveu no Salmo 116, que Deus ouve suas orações , e essa era a razão de seu louvor. Amo ao SENHOR, porque ele ouviu a minha voz e a minha súplica. Porque inclinou a mim os seus ouvidos; portanto, o invocarei enquanto viver. Salmos 116:1,2 O que podemos dar ao Senhor , por todos os seus benefícios para conosco?  Veja: " Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito? Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do Senhor. Pagarei os meus votos ao Senhor, agora, na presença de todo o seu povo." Salmos 116:12-14 Vamos colocar em nossa balança tudo o que Deus tem feito por nós, e perceberemos que nossas ansiedades, medos e inseguranças , vão desaparecer completamente. Comente nessa postagem, aquele testemunho que marcou sua vida. Aleluia !