Pular para o conteúdo principal

Oração e intimidade com o Pai

Ao conversar com seus discípulos em uma planície, o Senhor Jesus estava explicando sobre os valores do Reino de Deus, que ele veio trazer a terra, e no decorrer de sua mensagem ele ensina seus discípulos a orarem, porém a oração que Jesus ensina é diferente da oração que os fariseus demonstravam, não era uma expressão de badalação humana, mas de relacionamento familiar com o Pai .” E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa” ( Mt 6.5). Os fariseus tinham esse tipo de entendimento sobre a oração, expressar como atores (hipócritas) uma religiosidade e fé que era apenas para atrair a admiração dos homens, e a recompensa deles era essa, por isso não eram recompensados pelo Pai, porque tudo o que queriam era a admiração humana, suas orações não atraiam a Deus para uma conversa de Pai e filhos.

“6 Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará”.
          O que Jesus ensina na oração é nos posicionarmos como filhos, em casa e não em uma praça, no particular e não no público , ao Pai e não aos homens, pois não é um discurso, mas uma conversa de filho para Pai e do Pai para com seus filhos. Jesus não está condenando a oração em conjunto, ou a oração feita diante dos homens, mas expressando que a oração é o meio de entrarmos na presença do Pai, e não de atrairmos a admiração das pessoas por nossa religiosidade. Desde que criou o ser humano, Deus procurava comunhão com seus filhos , “8 E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia” (Gn 3.8), Deus sempre visitava o jardim e chamava seu filho e sua filha, mas quando o pecado veio o homem e sua mulher se esconderam de Deus. Porém hoje através de Jesus, do seu sacrifício na cruz e de seu nome, podemos nos apresentar novamente diante do Pai e nos encontrarmos com ele no jardim que é a oração: um antigo hino diz:
“” O jardim onde Cristo me espera
É lugar de delícia e paz.
A certeza de sua presença
Dá-me vida feliz eficaz.

Oh! Que lindo jardim, o jardim de oração

Onde Cristo me vem esperar;

Perto dele estarei e contente serei

De minha alma a seus pés derramar.
( Hinário Evanofegélico , 1ª Estrofe do hino 344)

 
         Cristo muitas vezes se retirou para os montes e lugares solitários para estar com o Pai, nesses lugares solitários ele manifesta sua presença para juntos entrarmos no jardim da presença do Pai, e esse jardim é a oração; o lugar onde nos encontramos intimamente com o Pai, como Adão e Eva, antes da queda costumavam receber sua visitação, hoje podemos recebe-la também.
“       E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos.   8 Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.”
( Mt 6.7 e 8) 

A oração é um momento de intimidade com o Pai, e nela  conhecemos seu grande amor, nela as expressões tem que sair do coração e não de repetições que nos foram religiosamente apresentadas, a oração é expressão de amor e não uma repetição, mais adiante entraremos na oração do Senhor ( Pai nosso) e vamos ver que ela não é uma repetição, mas  tem um sentido didático, de ensino, mas não uma formalidade que necessite ser repetida constantemente, se tornarmos essa oração em uma repetição, já de início perderemos sua essência de amor.  Jesus deixa isso claro no verso 8, e declara que antes de nós pedirmos qualquer coisa a Deus ele já conhece a nossa necessidade, pois todo pai verdadeiro e presente, percebe atentamente as necessidades de seus filhos, e nosso Pai celeste está apercebido de nossas necessidades também, porém ele espera que a necessidade nos atraia para o jardim da oração, onde ele ouvirá nossas vozes e atenderá nosso clamor, pois ama nossa aproximação dele.
Filipenses 4; versos 6 e 7  nos diz:” Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças;   7 e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.”

Quer receber paz? Entre em teu quarto, vá para um lugar secreto, fale com o Pai, e ele cuidará de tudo.
Seja filho amigo do Pai!

Comentários

Mais vistas da semana!

Onde apascentas o teu rebanho ? Cantares 1:7

  Cantares 1:7  "Dize-me, ó tu, a quem ama a minha alma: onde apascentas o teu rebanho, onde o recolhes pelo meio-dia, pois por que razão seria eu como a que erra ao pé dos rebanhos de teus companheiros?" A noiva , amada do Rei, desejava saber onde estava o rebanho do seu Amado. Pois, conhecendo-o, buscava entre os rebanhos e pastores, encontra-lo . Mal entendia, que aquele pastor era o Rei. O versículo nos ensina, que o que realmente precisamos é encontrar o nosso Pastor e Rei depressa e não andarmos vagueando , procurando o pastoreio dos servos do pastor, mas do Amado que nos quer bem. Busque-o de todo o coração! João 10 .11 - Jesus disse: "Eu sou o bom pastor..."  Vamos buscá-lo apressadamente. Tenha um dia abençoado! 

Orando a Palavra | Entrando na presença do Pai

Bom dia. Vamos orar?

Oração pelo dia! Bom dia

  Te convido a orar comigo! Inscreva-se no meu canal no Youtube

Oração - Salmo 18.6 - Orando a Palavra!

Te convido a orar comigo e compartilhar!

Quando Deus Nos Faz Esperar para Nos Ensinar a Confiar Devocional em Isaías 30.18–26

Introdução Esperar em Deus é um dos maiores desafios da fé cristã. Em Isaías 30.18–26 , aprendemos que o tempo de espera não é abandono divino, mas um processo pedagógico no qual Deus forma caráter, restaura a confiança e conduz Seu povo a uma fé mais madura. O Contexto de Isaías 30: Medo, Pressa e Falsas Seguranças O capítulo 30 de Isaías retrata um momento crítico na história de Judá. A ameaça do Império Assírio gerava medo, e o povo buscou segurança em alianças humanas, especialmente com o Egito. Humanamente, a decisão parecia sensata, mas espiritualmente revelava uma profunda crise de confiança em Deus . Judá preferiu soluções imediatas e mensagens agradáveis, rejeitando a verdade do Senhor. Essa escolha expôs um coração que já não sabia esperar em Deus. Um Deus Que Espera para Ter Misericórdia Apesar da infidelidade do povo, o texto revela algo surpreendente: “Por isso o Senhor espera, para ter misericórdia de vós” (Isaías 30.18). A espera de Deus não é indiferença nem a...

A resposta do Amado Jesus - Cantares 1.8

  "  Se tu o não sabes, ó mais formosa entre as mulheres, sai-te pelas pisadas das ovelhas e apascenta  as tuas cabras junto às moradas dos pastores. " No versículo anterior a esse, a noiva queria saber onde o Rei , aqui caracterizado como Noivo ou Amado, figurando Jesus , apascentava suas ovelhas. Nesse versículo, temos a resposta. Sempre quando dispomos nosso coração a encontrar Jesus, ele se dispõe a mostrar-se a nós. A noiva queria encontrar depressa seu Amado, ele dá a dica, você vai me achar entre os pastores. Disponha seu coração a encontrar-se com seu Amado Pastor, ele vai revelar-se para você.    Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Eu me deixarei ser encontrado por vocês", declara o Senhor Jeremias 29:12-14 Deus te abençoe em nome de Jesus !  Envie essa mensagem para alguém !  Pr Welinton

COMENTE : Qual motivo você tem para agradecer a Deus ?

  Davi escreveu no Salmo 116, que Deus ouve suas orações , e essa era a razão de seu louvor. Amo ao SENHOR, porque ele ouviu a minha voz e a minha súplica. Porque inclinou a mim os seus ouvidos; portanto, o invocarei enquanto viver. Salmos 116:1,2 O que podemos dar ao Senhor , por todos os seus benefícios para conosco?  Veja: " Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito? Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do Senhor. Pagarei os meus votos ao Senhor, agora, na presença de todo o seu povo." Salmos 116:12-14 Vamos colocar em nossa balança tudo o que Deus tem feito por nós, e perceberemos que nossas ansiedades, medos e inseguranças , vão desaparecer completamente. Comente nessa postagem, aquele testemunho que marcou sua vida. Aleluia !