Pular para o conteúdo principal

Faça grandes coisas para Deus e espere grandes coisas de Deus

Foi William Carey, o pai das missões modernas, o sapateiro-missionário que falava cerca de 8 idiomasque cunhou essa afirmativa nas páginas da história. A partir de então, tem sido repetida e recitada ao redor do mundo...
Uma leitura fora do contexto, pode levar o leitor a imaginar que o missionário inglês era defensor de uma relação com Deus baseada na barganha e na troca de favores, onde as nossas ações de obediência a Deus e em favor do seu reino, funcionam apenas como uma moeda de troca, tendo como objetivo a obtenção das grandes bênçãos de Deus em nosso favor.
Quando Carey disse Faça grandes coisas para Deus e espere grandes coisas de Deus ele não queria dizer que você deveria esperar grandes coisas de Deus para si mesmo, mas para a obra que você estava realizando para Ele. Assim, toda obra GRANDE para Deus pode esperar a confirmação GRANDE de Deus! Não ficará sem resultados!
Faça grandes coisas para Deus e espere o agir sobrenatural de Deus maximizando toda a sua dedicação e transformando sua semeadura numa grande colheita. Faça o seu melhor dentro do chamado que o Senhor lhe deu e pode ter certeza que Ele confirmará, e ainda aumentará, de forma extraordinária, os resultados dos seus esforços humanos.
A oração que remove montes
Mc 11.20-26.
20 E, passando eles pela manhã, viram que a figueira secara desde a raiz.21 Então, Pedro, lembrando-se, falou: Mestre, eis que a figueira que amaldiçoaste secou. 22 Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus; 23 porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. 24 Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco. 25 E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas. 26 [Mas, se não perdoardes, também vosso Pai celestial não vos perdoará as vossas ofensas.]
Conta uma ilustração, bem conhecida que: “ Certo homem tendo lido na Bíblia o que Jesus disse, “que se tivermos fé podemos transportar montes”, resolveu provar isso na prática, e colocou-se a orar por um grande monte que ficava próximo à sua casa, e dizia: “Senhor mude este monte daqui para lá, Senhor mude este monte daqui para lá”, e gritava, clamava ,chorava, e assim ficou repetidas vezes, o dia todo. No outro dia, olhou pela janela da sua casa, e o monte, estava lá ainda, no mesmo lugar. Então disse para sua esposa: “ – Eu sabia que não iria sair dali mesmo”.
Não queremos discutir aqui se ele fez certo de orar pelo monte ou não, mas através desta ilustração quero enfocar um exemplo de falta de fé. Ele orou para que o monte se movesse, mas não acreditava na oração que estava fazendo. Ao mesmo tempo em que orou, duvidou.
Essa ilustração reflete algumas vezes, nossas orações, oramos, choramos, clamamos, mas no íntimo duvidamos; diante das imensas montanhas de problemas que estão a nossa frente.
É preciso lembrarmos a carta aos hebreus cap.11 vers.1
1 Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.
E no mesmo capitulo o versículo seis.
6 De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
A oração é o ato mais comum da fé cristã. É Simplesmente falar com Deus . Para orar, não precisamos de estudo, sabedoria, nem sabermos fazer um bom discurso, somente precisamos de um coração sincero, disposto e cheio de fé. E sem dúvida queremos alcançar grandes coisas através da oração.
Neste texto, Jesus fala de oração, ele havia chegado em Jerusalém, havia ido até Betânia (conforme cap.11 vers.12-14),e quando voltavam Jesus teve fome e aproximando-se de uma figueira, viu que essa não tinha fruto e ordenou que a figueira não produzisse mais. Na seqüência da história, vemos que Jesus expulsou os mercadores do templo, e após isso, Pedro lembrou que a figueira tinha secado, e falou isso a Jesus no vers.21 ” Então, Pedro, lembrando-se, falou: Mestre, eis que a figueira que amaldiçoaste secou. . Então Jesus os ensinou sobre fé. Jesus disse no vers.22” Tende fé em Deus; “ .
Também, ensinou que o perdão é necessário na oração, e assim que o perdão de Deus para conosco, depende primeiramente, do nosso perdão para com o próximo. Conforme vers. 25 e 26:” E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas. 26 [Mas, se não perdoardes, também vosso Pai celestial não vos perdoará as vossas ofensas.]”
Jesus falou de uma fé que remove montes, no versículo 23:” porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele.” Jesus não falou propriamente de um monte, ele não teria o porque de nos ensinar a modificar a topografia da terra, não é esse o seu ensino. A ênfase, não é sobre o monte que é movido, mas sim, sobre a força da fé na oração.
Como é essa oração que remove montes?
1)A oração que remove montes é a que é feita com fé.(Romanos 4.18-20).
“18 Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência. 19 E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara, 20 não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus,
O apóstolo Paulo, quando explicava a justificação pela fé , citou o exemplo da fé de Abraão. Abraão confiou no poder de Deus, e assim, ganhou a certeza de que a promessa de Deus em dar-lhe um filho, para que ele fosse pai de uma grande nação, seria cumprida.
A situação de Abraão era difícil, sua esposa era estéril e já idosa, humanamente, para eles era impossível ter um filho, mas Deus realizou um milagre, lhes dando Isaque. A oração que remove montanhas leva em si uma fé, como a de Abraão:
· Fé, que vence as perspectivas humanas. Humanamente era impossível, para Abraão e Sara terem um filho, mas tudo é possível ao que crê.
· Fé ,que fortalece.o vers.20 diz:” não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus,
· Fé ,que nos leva à louvarmos a Deus em todas as situações. No vers. 20 ainda diz:” pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus,
· Fé, é que nos leva a crer antes de recebermos Mt21.22” 22 e tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis”
· Fé, que nos leva a conhecer o caráter, o amor e a grandiosidade de Deus.
Abraão teve esse tipo de fé, ele creu em Deus apesar das montanhas de impossibilidades, manteve seus olhos em Deus e não olhou para as suas fraquezas, idéias, ou sentimentos.
Deus, propõe ministérios (serviços) diante de nós, as vezes nos dizemos incapazes de realizar algo para o SENHOR, mas o Senhor quer remover as montanhas de impossibilidades, para que seja você uma bênção. “ sê tu uma bênção”.
2) A oração que remove montes é a que coopera com a obra de Deus. (Efésios cap.6:18-19).
“18 com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos 19 e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho,”
Paulo ao escrever aos efésios, disse que é importante estarem todos preparados na vida espiritual, porque ela apresenta lutas, dificuldades, guerras. Pois Satanás, apesar de derrotado, tenta nos afastar da obra de Deus e da pregação do evangelho.
Nos versículos lidos o tema da “batalha espiritual” termina com uma convocação urgente de oração militante em favor de todos os crentes e em favor do ministério de Paulo. É esta a oração que remove montanhas, a oração intercessora pela obra de Deus .
· Orarmos em meio a guerra espiritual;
· Orarmos por todos os irmãos da igreja (sem discriminação ou acepção)” por todos os santos”.(19).
· Orarmos pelos novos na fé;
· Orarmos pelos missionários
· Orarmos pelos pastores , como está no versículo 19 “ e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho,”
Quando estamos nos interessando pela obra de Deus, Deus está se interessando pelas nossas montanhas. Conforme Mateus cap.6 vers.33:” buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”
Muitas vezes, oramos e não vemos as montanhas sendo removidas por Deus das nossas vidas, porque estamos tão preocupados com nossas montanhas, e mui pouco preocupados com o reino e obra de Deus. Oramos tanto, por nós mesmos, e oramos tão pouco pelo evangelho e pela igreja. Pensamos em nós mesmos, e esquecemos do desejo de Deus para esta terra.
3) A oração que remove montes é a que examina o coração. (I João 1.9 e Tiago 1.6-7).
1 Jo 1.9” Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”
Tiago 1.6e7:” Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. 7 Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa;”
A incredulidade e o medo de confiar em Deus, constituem-se em pecados. Se você tem em seu coração, a montanha da incredulidade ou da duvida, primeiro tem que removê-la. Confesse sinceramente a Deus e ele limpará toda a incredulidade do seu coração pelo sangue do Senhor Jesus. O ato de orar, também incluí a confissão dos pecados, e o pedido do perdão. E nesta oração que examina o coração removendo as montanhas, deve estar o que está escrito no Salmo 139.23 e 24” 23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; 24 vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno”.
4) A oração que remove montes é a que expressa sinceridade (Mateus 18. 1-5).
Naquela hora, aproximaram-se de Jesus os discípulos, perguntando: Quem é, porventura, o maior no reino dos céus? 2 E Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles. 3 E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. 4 Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus. 5 E quem receber uma criança, tal como esta, em meu nome, a mim me recebe.
O texto lido não trata especificamente de oração, mas uma atitude de vida cristã que deve ser continua, principalmente, quando falamos de oração: a sinceridade.
Os discípulos perguntaram a Jesus quem deles seria o maior no reino dos céus. Queriam saber qual deles era o mais importante:” Quem é, porventura, o maior no reino dos céus?”
A pergunta feita por eles reflete a soberba de seus corações, e Jesus demonstra que eles ainda precisavam de conversão, tornarem-se como crianças.
Uma criancinha é soberba? Não.
Qual é a maior qualidade de uma criança? Sinceridade. Se você está feio, a criança diz:”Tio, como você é feio”. Ou se ela gosta de você, ela se apega contigo.
Nas nossas orações, a grande virtude que precisamos é justamente sinceridade .Deus nos conhece como somos, e o que estamos passando. Não precisamos de rodeios, ou floreados em nossas orações, basta contarmos a Deus, o que realmente se passa conosco.
Conclusão.
Algumas vezes, nossas orações, oramos, choramos, clamamos, mas no íntimo duvidamos; diante das imensas montanhas de problemas que estão a nossa frente.
A oração é o ato mais comum da fé cristã. É Simplesmente falar com Deus . Para orar, não precisamos de estudo, sabedoria, nem sabermos fazer um bom discurso, somente precisamos de um coração sincero, disposto e cheio de fé. E sem dúvida queremos alcançar grandes coisas através da oração.
Neste texto, Jesus fala de oração, Jesus falou de uma fé que remove montes, nos versículos 23e 24:” porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele.” 24 Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco.
Como é essa oração que remove montes?
1)A oração que remove montes é a que é feita com fé.
2) A oração que remove montes é a que coopera com a obra de Deus.
3) A oração que remove montes é a que examina o coração.
4) A oração que remove montes é a que expressa sinceridade.
Que Deus nos abençoe.

Comentários

Mais vistas da semana!

Como o unguento derramado o é o teu nome | Cantares 1.3

  3  Suave  é  o aroma dos teus unguentos,   como o  unguento derramado o teu nome  é ;  por isso as virgens te amam. Unguento é um óleo perfumado . Muito característico dos perfumes de Israel . Outra versão traduz da seguinte forma: " A fragrância dos seus perfumes é suave; o seu nome é como perfume derramado. Não é à toa que as jovens o amam!" (NVI) Nos tempos Bíblicos ,as pessoas costumavam banhar-se e logo após passar óleos perfumados em sua pele,  perfumes selecionados, delicadamente aromatizados com bálsamo, canela, cardamo, mel, mirra, olíbano e substâncias semelhantes. Essa jovem donzela, a Noiva de Cantares, que representa a igreja, percebe em seu Amado, que apesar de estar com ela como um camponês , pastor de ovelhas, por debaixo de sua roupa de pastor estava uma pele perfumada e macia, ela sentia o perfume de um Rei, por baixo de uma roupa de pastor e declara: " Suave  é  o aroma dos teus unguentos," havia nos perfumes de...

Generosidade

GENEROSIDADE MESMO NA POBREZA*  “… e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade.” 2 Coríntios 8.2 O imperador Cláudio governou o império romano nos idos de 41 a 54 a.C.  No seu governo houve uma grande fome mundial e os judeus foram expulsos de Roma (At 18.2).  Muitos voltaram para a Judeia sem terras, sem casa e sem provisão.  Então, o apóstolo Paulo levantou uma oferta entre as igrejas gentílicas da Galácia, Macedônia, Acaia e Ásia Menor para socorrer os crentes pobres da Judeia. Os crentes da Macedônia, mesmo castigados por profunda pobreza, demonstraram grande generosidade no socorro aos necessitados.  Não só ofertaram, mas ofertaram com alegria.  Não apenas com alegria, mas com generosidade.  Não deram apenas coisas, mas a si mesmos.  A generosidade não é o quanto de dinheiro temos nas mãos, mas o quanto de amor temos no coração.  A oferta não é um favor que fazemos a Deus e aos homens, mas uma graça de D...

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz | Hebreus 4.12

                             Foto: Pixabay    " Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." Hebreus 4:12 "Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente." Hebreus 13:8 Quando lemos a bíblia, precisamos compreender que ela apresenta fatos e não fábulas ,  que é a palavra de Deus ,  porém mostra Deus revelado e atuante na história e na vida de seu povo .  O que tenho presenciado nesses anos ,  é que tudo o que está na Bíblia é real e pode acontecer ,  porque o Deus da bíblia ainda é o mesmo ,  e ele não nos revelou simplesmente o que ele fez ,  afim vermos como algo passado ,  mas o que ele fez para podermos acessar suas manifestações no presente ,  e saber quem Ele é , ...

Restituirei os anos que foram consumidos pelos gafanhotos

Joel 2:25-27 NAA "Restituirei os anos que foram consumidos pelos gafanhotos — o migrador, o devorador e o destruidor —, o meu grande exército que enviei contra vocês. Vocês terão comida em abundância e ficarão satisfeitos, e louvarão o nome do SENHOR, seu Deus, que fez maravilhas em favor de vocês."     Seja o que for que você perdeu ,  você não precisa viver em derrota .  Talvez você tenha perdido algo precioso .  Talvez você esteja vivendo em arrependimento ao longo dos anos perdidos pela depressão ,  doença ou uma série de fracassos .  Ele está disposto e é capaz de restaurar o que foi tirado de você . Amigo ,  saiba sem sombra de dúvida que nosso Senhor Jesus comprou todas as bênçãos ,  incluindo a restituição e restauração ,  para você na cruz . Veja o que a Bíblia diz:  Eu vou devolver a você os anos que o gafanhoto que enxameia comeu ...  (Joel 2:25). Pois vou restaurar a sua saúde ...  (Jer. 30:17). Então o SENHOR,...

MENSAGEM DE HOJE: DEUS É A NOSSA HERANÇA

“Digo ao Senhor: Tu és o meu Senhor; outro bem não possuo, senão a ti somente.” Salmo 16.2 O homem se levanta de madrugada e vai dormir tarde, e até come seu pão penosamente apenas para ajuntar coisas e amealhar riquezas.  Os bens materiais dão-lhe uma sensação de segurança e uma aura de felicidade.  O dinheiro lhe confere influência e poder.  Porém, o dinheiro não satisfaz.  É um falso refúgio.  Não pode nos guardar dos perigos nem alimentar nossa alma com a felicidade. O dinheiro não pode nem mesmo nos dar as coisas mais importantes da vida.  Pode nos dar uma casa, mas não um lar.  Pode nos dar roupa de grife, mas não conforto.  Pode nos dar remédio, mas não saúde.  Pode nos dar um rico funeral, mas não a vida eterna.  O rei Davi, mesmo sendo um homem rico, reconhece que Deus é, ao mesmo tempo, seu dono e sua herança.  Deus é seu Senhor e, também, sua riqueza.  Aliás, sua única riqueza.  Ele diz: “outro bem não possuo, s...

Priorizando a Vida de Oração: Um Guia Bíblico para Organizar sua Rotina Diária

"Orai sem cessar." (1 Tessalonicenses 5:17) A vida de oração é essencial para o cristão que deseja crescer em intimidade com Deus, buscar direção divina e experimentar uma transformação pessoal e espiritual. No entanto, em meio à correria do dia a dia, muitas vezes é difícil encontrar tempo para dedicar-se à oração de forma consistente. Neste artigo, examinaremos alguns argumentos bíblicos e práticos sobre como organizar uma rotina que priorize a vida de oração. 1. Estabeleça um Tempo Reservado para Orar: A Bíblia nos ensina que Jesus tinha o hábito de buscar lugares solitários para orar (Marcos 1:35). Assim como Ele separava momentos específicos para a oração, também devemos reservar um tempo diário para nos comunicarmos com Deus. Escolha um horário que funcione melhor para você, seja de manhã cedo, ao meio-dia ou à noite, e procure mantê-lo todos os dias. 2. Tenha um Lugar de Oração: Jesus também nos ensinou a orar em nosso quarto, em secreto (Mateus 6:6). Ter um lugar dedi...

Em sua presença!

Apesar de todas as suas ocupações o profeta Daniel tomou a decisão de estar na presença de Deus pelo menos três vezes ao dia. ( Dn 6.10) O pastor Bill Hybels, da Willow Creek Community Church, declarou: "Há vinte anos comecei a separar um tempo para orar e minha vida de oração tem sido trasformada. Minha maior satisfação não é uma lista de respostas as minhas orações, embora tenham sido respostas maravilhosas. A maior emoção tem sido a diferença qualitativa em meu relacionamento com Deus". Queridos a nossa maior ocupação é Jesus e não a obra de Jesus, embora ela seja omportante. O que mais pesa na balança para você? O que mais pesa em sua vida?? Extraído de "Devocional Ano do Jubileu " Joel Engel e Edino Melo.