Pular para o conteúdo principal

A unção permanece em vós


                                1 Jo 2.27
“ Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em  vós, e não tendes a necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou”

         Jesus não nos deixou órfãos, mas enviou o seu Espírito Santo para nos consolar e dirigir em toda a vida da igreja, a bíblia nos ensina sobre a habitar do Espírito Santo em nós, o batismo com o Espírito Santo, seu sele , seu penhor e sua unção:
·        A habitação do Espírito. Isso significa que a Terceira Pessoa da Trindade mora, literalmente, no corpo de cada crente a partir do momento que cremos. Nosso corpo é o templo do Espírito Santo.
·        O batismo no Espírito. O batismo é o ministério do Espírito onde sua habitação em nós é manifesta , assim como, o batismo nas águas manifesta nossa posição em Cristo, nas línguas e dons o Espírito Santo é manifesto, mas ainda mais, no fruto do Espírito.
·        O selo do Espírito. Um selo é uma marca de posse e segurança. Deus Espírito marca o crente como sinal de que pertence ao Senhor e está seguro por Ele.
·        O penhor. Isso significa um sinal ou garantia. Alguns o comparam com a aliança de noivado. Tão certo como a pessoa possui o Espírito, ela também receberá, um dia, a herança por completo.
·        A unção. No Antigo Testamento, reis e sacerdotes eram ungidos com óleo em um rito inaugural. Da mesma forma, o Espírito nos unge como sacerdotes reais. A unção possui um significado adicional em 1 João 2.27 que é o ministério de ensino do Espírito, pelo qual ele nos permite distinguir a verdade do erro e traz a nós a capacidade de entendermos a Palavra de Deus como ela é realmente, sem que alguém precise nos ensiná-la através de conceitos humanos, do raciocínio terrestre.
         Da mesma forma como pessoas eram ungidas com um propósito especial no Antigo Testamento, hoje somos ungidos para o propósito de Deus na terra de estabelecer seu reino, tendo entendimento espiritual da Palavra de Deus.
         Reis profetas e sacerdotes eram ungidos: E a Jeú, filho de Ninsi, ungirás Rei sobre Israel, e Elizeu, filho de Safate, ungirás para ser Profeta em seu lugar. (1 Reis 19.16).
Os sacerdotes eram ungidos – “E vestirás Arão das vestes sagradas, e o ungirás, e o santificarás, para que ministre o sacerdócio”. (Êxodo 40.13).
Os Reis eram ungidos – “Convide Jessé para o sacrifício, e eu te farei saber o que hás de fazer; e ungir-me-ás a quem eu te designar. Então quando o moço Davi chegou, Samuel tomou o vaso de azeite e ungiu no meio de seus irmãos; daquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi”. (1 Samuel 16.3.13).
Os doentes eram ungidos - Eles expulsavam os demônios e muitos doentes eram ungidos e curados. (Marcos 6.13).
a. Os Objetos eram ungidos – “Então Moisés trouxe óleo ungido e ungiu o Tabernáculo e tudo o que estava dentro dele, e os consagrou”. (Levítico 8.10).

PARA QUAL PROPÓSITO ELES ERAM UNGIDOS?
Os Profetas eram ungidos para poderem proclamar a Palavra de Deus.
Os Sacerdotes eram ungidos para serem capacitados para suas responsabilidades na adoração e ao Sacrifício.
Os Reis eram ungidos para poderem governar.
As Pessoas eram ungidos para serem curadas
Os objetos eram ungidos para serem separados para o uso santo.
• Como você pode ver, a unção é um conceito bíblico e tem uma ocorrência comum e ela ocorre com propósitos: para proclamar, para adorar, para sacrificar, para governar, para curar e para tornar algo pronto para o uso santo.
Na verdade foi por isso que Jesus foi ungido, para cumprir o seu ministério.
• Em Lucas 4.18.19. Jesus usou a passagem de Isaias 61.1.2 quando disse: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para pregar as boas novas aos pobres. Ele me ungiu para pregar liberdade aos presos e dar visão aos cegos, libertar os oprimidos e para proclamar o ano aceitável do Senhor.
         Não podemos ler a palavra como histórica, mas entende-la como real e presente em nossas vidas, pois da mesma forma que ele foi enviado pelo Pai, com a  unção do Espírito Santo, assim também somos enviados para fazer a sua obra, com o mesmo Espírito Santo. Não temos a necessidade de ter um óleo com as mesmas especificações do Antigo Testamento, mas temos em nós o próprio Óleo da Unção, o Espírito Santo está sobre nós e nos ungiu para pregar as boas novas aos pobres, para pregar liberdade aos presos e dar visão aos cegos, libertar os oprimidos e para proclamar o ano aceitável do Senhor. Não podemos nos omitir da obra de Deus, porque a unção permanece em nós.

Deus te abençoe muito!!

Comentários

Mais vistas da semana!

Começou a lavar os pés aos discípulos. João 13.5

  Começou a lavar os pés aos discípulos. João 13.5 Começou a lavar os pés aos discípulos. João 13.5 Esquecemos que Jesus Cristo está hoje, assentado no trono, exatamente como era ontem, quando percorreu os caminhos de nosso mundo. E quanto perdemos com esse esquecimento! O que era, isso Ele é. O que disse, isso Ele diz. Os evangelhos são meras amostras da vida que Ele continua vivendo; são folhas arrancadas do diário de sua existência imutável. Hoje, Ele está incumbindo-se de lavar os pés de seus discípulos,empoeirados por causa das viagens pelos desertos. Sim, aquele incidente fascinante está sendo cumprido em ti, meu amigo, basta que não recuses os humildes serviços de amor daquEle a quem chamamos Mestre e Senhor, e que ainda se cinge para nos servir. E precisamos dessa purificação incessante para nos mantermos corretos. Não é suficiente nos relembrarmos de certa hora no passado em que pela primeira vez nos ajoelhamos aos pés do Filho de Deus, pedindo perdão e ouvindo-o dizer:

Com Deus tudo vai bem

Com Deus tudo vai bem “12   Presta-nos auxílio na angústia, pois vão é o socorro do homem. 13   Em Deus faremos proezas, porque ele mesmo calca aos pés os nossos adversários. “ Sl 108.12 e13 Introdução       Alguns anos atrás, dois diferentes irmãos em diferentes momentos me falaram o seguinte: “ Quando alguém te perguntar:”Tudo bem?”, mesmo que a situação esteja difícil, responda: “Vai tudo bem”.”   Realmente se andamos com Deus, essa é uma grande verdade, pois a vitória do Senhor é certa. O Salmo 108 é composto de um trecho do Salmo 57 e um trecho do Salmo 60. Na sua parte final ele contém mensagens de fé, esperança e vitória. É um Salmo escrito pelo rei Davi.Ele começa falando de um coração que está preparado, está firme – v 1 Firme está o meu coração, ó Deus! Cantarei e entoarei louvores de toda a minha alma "  – e termina falando de vitória. Escolhemos para nossa reflexão o v 13 que aparece também no Salmo 60.12 nos oferece três ideias que podem nos diri

Como é a vara de amendoeira da Bíblia ( Jr 1.11 e 12)

            EM FINS de janeiro ou começo de fevereiro, muitos terraços nas encostas das colinas de Israel sofrem uma transformação dramática. Acordando de seu sono invernal, as amendoeiras ficam cobertas de flores. Sendo uma das primeiras árvores a florir, essa árvore em geral se destaca. Suas flores brancas e rosa enfeitam a paisagem invernal, fazendo lembrar das palavras de Salomão em   Eclesiastes 12:5 . Ali ele compara os cabelos brancos da velhice à ‘amendoeira que carrega flores. Em vista da floração precoce da amendoeira, a palavra hebraica para amendoeira significa literalmente “aquele que desperta”. Assim, ela é usada na Bíblia em diversas ilustrações de peso. Por exemplo, o profeta Jeremias teve uma visão de uma vergôntea, ou ramo, de amendoeira. O que representava ela? “Mantenho-me alerta quanto à minha palavra, a fim de cumpri-la”, disse Jeová a Jeremias. ( Jeremias 1:11, 12 ) Naturalmente, DEUS nunca se cansa nem dorme. Mas essas palavras enfatizavam seu desejo de t

Orando a palavra! Compartilhe

Modo de Vida Cristã

12   Agora, vos rogamos, irmãos, que acateis com apreço os que trabalham entre vós e os que vos presidem no Senhor e vos admoestam; 13   e que os tenhais com amor em máxima consideração, por causa do trabalho que realizam. Vivei em paz uns com os outros. 14   Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos. 15   Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal; pelo contrário, segui sempre o bem entre vós e para com todos. 16   Regozijai-vos sempre. 17   Orai sem cessar. 18   Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. 19   Não apagueis o Espírito. 20   Não desprezeis as profecias; 21   julgai todas as coisas, retende o que é bom; 22   abstende-vos de toda forma de mal. 23   O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus

Frases

  O mar se elevava e engrossava cada vez mais. Jonas 1.11 Pecado na alma é como Jonas no navio: transforma a mais calma das águas em mar tempestuoso.

Oração - Oração da manhã - Salmo 18. 1 a 3!

  Compartilhe!